Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

Japão exige que EUA parem com voos de helicópteros AH-1 Cobra

O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, exigiu que os EUA parem com os voos de helicópteros AH-1 Cobra, depois de um deles ter efetuado uma aterrissagem forçada em Okinawa.


Sputnik

"Isso já é demais", afirmou o ministro japonês durante a coletiva de imprensa em Tóquio, citando pela agência Kyodo. Trata-se do terceiro incidente envolvendo helicópteros militares norte-americanos neste mês em Okinawa.


Resultado de imagem para ah-1 cobra
Bell AH-1 Super Cobra | Reprodução

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, expressou ao embaixador dos EUA no Japão, William Hagerty, seu "profundíssimo pesar" devido ao incidente e exigiu que os Estados Unidos tomem as medidas necessárias.

"Nós exigimos que os EUA tomem as medidas máximas para garantir a segurança", afirmou o secretário-geral do governo japonês Yoshihide Suga.

O governador da prefeitura de Okinawa, Takeshi Onaga, assinalou que os militares norte-americanos são "completamente incapazes de controlar a situação".

O helicóptero AH-1 Cobra efetuou uma aterrissagem forçada em Okinawa nesta terça-feira (23) sem causar danos e vítimas. Anteriormente, em 8 de janeiro, um helicóptero da mesma classe tinha realizado outro pouso forçado. Em 6 de janeiro, ocorreu o mesmo incidente com um helicóptero norte-americano da classe UH-1 no Japão.

Em dezembro, uma janela de um helicóptero militar dos EUA caiu em cima de um aluno no Japão, causando nele ferimentos leves.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas