Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Japão exige que EUA parem com voos de helicópteros AH-1 Cobra

O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, exigiu que os EUA parem com os voos de helicópteros AH-1 Cobra, depois de um deles ter efetuado uma aterrissagem forçada em Okinawa.


Sputnik

"Isso já é demais", afirmou o ministro japonês durante a coletiva de imprensa em Tóquio, citando pela agência Kyodo. Trata-se do terceiro incidente envolvendo helicópteros militares norte-americanos neste mês em Okinawa.


Resultado de imagem para ah-1 cobra
Bell AH-1 Super Cobra | Reprodução

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, expressou ao embaixador dos EUA no Japão, William Hagerty, seu "profundíssimo pesar" devido ao incidente e exigiu que os Estados Unidos tomem as medidas necessárias.

"Nós exigimos que os EUA tomem as medidas máximas para garantir a segurança", afirmou o secretário-geral do governo japonês Yoshihide Suga.

O governador da prefeitura de Okinawa, Takeshi Onaga, assinalou que os militares norte-americanos são "completamente incapazes de controlar a situação".

O helicóptero AH-1 Cobra efetuou uma aterrissagem forçada em Okinawa nesta terça-feira (23) sem causar danos e vítimas. Anteriormente, em 8 de janeiro, um helicóptero da mesma classe tinha realizado outro pouso forçado. Em 6 de janeiro, ocorreu o mesmo incidente com um helicóptero norte-americano da classe UH-1 no Japão.

Em dezembro, uma janela de um helicóptero militar dos EUA caiu em cima de um aluno no Japão, causando nele ferimentos leves.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas