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Primeiro voo do Aero L-159T2

A Aero Vodochody realizou o primeiro voo do treinador a jato L-159T2 de dois lugares em 1º de agosto. O voo de 30 minutos foi conduzido pelos pilotos de testes da empresa Vladimír Kvarda e David Jahoda.
Poder Aéreo

A Força Aérea Tcheca encomendou três exemplares em 2016, que devem ser entregues até o final deste ano. As aeronaves L-159 são operadas pelas forças aéreas tcheca e iraquiana, pela empresa americana Draken International e, no passado, foram alugadas pela Força Aérea Húngara para treinamento de pilotos.

Estas novas aeronaves de assento duplo T2 têm uma fuselagem central e dianteira recém-construída e apresentam várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de cockpit e sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG. Cada cockpit é equipado com duas telas multifuncionais e um assento de ejeção VS-20 atualizado. A aeronave também pode oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar GRIFO, já em uso na versão de um único assento, a…

'Rússia está pronta para quaisquer manobras a fim de defender interesses nacionais'

Reconhecimento aéreo dos aviões da Força Aérea dos EUA perto da Crimeia visa determinar a rapidez de reação dos sistemas de defesa antiaérea e transferir estes dados para a Ucrânia, disse à Sputnik o deputado da Duma de Estado da Rússia, Dmitry Belik.


Sputnik

Na segunda-feira (29), o Ministério da Defesa da Rússia comunicou que o avião de reconhecimento radioeletrônico ЕР-3Е Aries II da Marinha dos EUA foi interceptado pelo Su-27 sobre as águas neutras do mar Negro. A tripulação do caça russo comunicou a identificação do avião norte-americano e o acompanhou para que ele não chegasse a violar a fronteira do espaço aéreo da Rússia e para cumprimento de todas as medidas de segurança necessárias. A Marinha dos EUA se referiu à intercepção como insegura.


Caças multiuso Su-27 da esquadrilha acrobática Russkiye Vityazi durante o concurso Aviadarts 2016
Sukhoi Su-27 © Sputnik/ Marina Lystseva

De acordo com Belik, a façanha dos EUA visa nada mais nada menos do que criar mapas operativos para o exército ucraniano. "Eles detectam o tempo da reação da nossa defesa antiaérea, tempo de voo do interceptor, tentam saber onde estão estações de detecção distante, bem como apanhar suas frequências. Tudo isso é de interesse de apenas um cliente – Kiev oficial", declarou ele.

"Podem voar a dois metros de distância da nossa fronteira e de acordo com todos os documentos internacionais é um espaço aéreo internacional, o que significa que não violam nada, e então o nosso piloto tem que manobrar para empurrar o violador à verdadeira zona aérea internacional. […] Estamos prontos para quaisquer manobras a fim de defender os interesses nacionais e segurança da nação", adicionou Belik.

Conforme ele, não se tratou de "intercepções inseguras ou perigosas". "O nosso caça de forma brusca e correta mostrou ao avião de reconhecimento da Força Aérea dos EUA seu devido lugar no ar, nada mais que isso. Os insultos do Pentágono são inoportunos."

Uma intercepção "insegura" aconteceu no dia 1º de maio de 1960, quando as forças da defesa antiaérea da União Soviética derrubaram um avião de reconhecimento norte-americano U-2 sobre Sverdlovsk. "Hoje, o avião de reconhecimento dos EUA regressou à base, e todas as regras internacionais foram cumpridas pelos os dois lados", concluiu.


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