Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Caça dos EUA joga tanques de combustível quase na cabeça de pescadores no Japão

Um caça norte-americano F-16 de uma base japonesa pegou fogo em voo, comunicou a agência Kyodo.


Sputnik

De acordo com dados do Departamento de Defesa dos EUA, o caça decolou da base aérea de Misawa, situada na ilha japonesa de Honshu. Depois de o motor do avião pegar fogo, a aeronave jogou dois tanques de combustível no lago de Ogawara, e logo em seguida regressou à base. 


Reprodução

Por enquanto, não foi informado sobre vítimas do incidente. Contudo, segundo a agência, os tanques de combustível caíram a 400 metros de barcos pesqueiros, causando uma onda de 15 metros.

O ministro da Defesa japonês Itsunori Onodera espera receber explicações dos EUA quanto ao motivo do incidente. Ele também prometeu tomar medidas para que casos similares não venham a acontecer no futuro.

Por enquanto, não foi comunicado sobre retirada dos tanques de combustível do lago, nem sobre provável vazamento de combustível.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas