Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Quem vai receber 'resposta esmagadora' do Irã pelo atentado em Ahvaz?

No sábado (22), militantes armados abriram fogo contra uma parada militar na cidade de Ahvaz, matando 29 pessoas e ferindo outras 60. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, que perdeu 12 de seus militares no atentado, prometeu que o Irã daria uma "resposta esmagadora" aos envolvidos no ataque. Mas de quem Teerã irá se vingar?
Sputnik

A responsabilidade pelo atentado foi assumida pelo Movimento Democrático Patriótico Árabe de Ahvaz (Al-Ahvazia), ligado à Arábia Saudita.

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, comentando a tragédia, afirmou que os atacantes receberam dinheiro da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos e que tinham sido apoiados pelos EUA.

Ex-chefe do Conselho de Cultura da administração presidencial iraniana, doutor Abbas Amirifar, acredita que por trás do ataque em Ahvaz estão países do Ocidente que "têm uma atitude hostil perante o Irã".

"Vale destacar que os terroristas que disseram estar envolvidos no atentado instalaram-se no Oc…

China lança seu helicóptero Z-20, cópia do UH-60 Black Hawk

Novas fotos online do helicóptero utilitário Z-20 de 10 toneladas da China provocaram discussões acaloradas na Internet. Vejamos como é o novo helicóptero.


Poder Aéreo


O Z-20 é o nome informal de um helicóptero de transporte de médio porte (9-10 toneladas), semelhante ao Sikorsky UH-60 Black Hawk, desenvolvido de forma independente pela China. O nome oficial deste helicóptero será anunciado quando ele for incorporado.


Harbin Z-20 | Reprodução

Nos últimos anos, um grande número de helicópteros armados Z-10, Z-19 e outros se juntaram ao Exército de Libertação Popular da China (PLA), compensando a falta de helicópteros de reconhecimento e ataque da China.

No entanto, a China está precisando um helicóptero tático geral de 10 toneladas para realizar tarefas de transporte de assalto, transporte aéreo e suporte logístico. Embora a China tenha o grande avião de transporte militar Y-20, é mais adequado para tarefas de transporte e entrega remotas. O transporte de curto alcance e as operações de assalto ainda precisam de um helicóptero geral como o Z-20.

A China adquiriu 24 helicópteros Black Hawk dos EUA na década de 1980. Esses helicópteros ajudaram a China a entender completamente a tecnologia de aviação líder dos EUA. O desempenho do voo do Black Hawk, a tecnologia dos materiais e a confiabilidade eram muito maiores que as dos helicópteros domésticos da China na época.

Na década de 1980, foi dito que o Black Hawk era o único helicóptero na China que poderia ser usado no platô Qinghai-Tibet. O Black Hawk desempenhou um papel importante em muitas áreas remotas da China. No terremoto de Wenchuan de 2008, dezesseis UH-60 Black Hawks foram enviados para realizar operações de resgate, embora esses helicópteros estivessem em serviço de alta demanda por muitos anos.

A China considerou copiar o Black Hawk quando foi introduzido pela primeira vez na China. Embora o modelo fosse apenas o modelo de exportação civil, a tecnologia era algo além do alcance da China naquele momento. Por exemplo, o processo de fabricação de peças de titânio de grande porte usadas no Black Hawk não podia ser encontrado na China mesmo na década de 1990.

Embora o Black Hawk tenha sido um produto da década de 1970, a China não conseguiu apresentar um produto similar mesmo no início do século XXI. Tal como acontece com a maioria dos modelos, o processo de aprendizagem do Black Hawk foi um processo muito difícil, exigindo uma acumulação incontável de materiais, mão-de-obra, processamento e pesquisa e desenvolvimento, além de 20 anos de trabalho e uma equipe experiente.

O árduo curso do desenvolvimento da indústria chinesa de helicópteros tem sido um processo doloroso que os países com indústrias de aviação menos desenvolvidas devem passar.

O helicóptero utilitário de transporte médio Z-20 está no estágio avançado de desenvolvimento. Espera-se que no futuro próximo, o trabalho de projeto final do Z-20 seja concluído e o helicóptero logo se juntará ao serviço do Exército e da Marinha do PLA.

No futuro previsível, a combinação da aeronave de transporte Y-20 e do helicóptero utilitário Z-20 efetivamente unirá o transporte estratégico e tático no PLA.

FONTE: China Military Online / COLABOROU: Maurício R.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas