Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Oficial americano joga culpa para Israel pelo ataque às forças sírias

No domingo (17), a mídia síria relatou ataque ao povoado sírio Al-Harra, província de Deir ez-Zor, na fronteira com o Iraque, supostamente realizado pela coalizão internacional, liderada pelos EUA, tendo como alvo forças governamentais. Porém, um oficial americano culpou Israel pelo ataque.
Sputnik

Anteriormente, uma fonte militar relatou à mídia síria que drones "provavelmente americanos" bombardearam Al-Harra, entre Abu Kamal e Al-Tanf.

Segundo dados das Forças de Mobilização Popular iraquianas, o ataque matou 22 soldados iraquianos. O Observatório Sírio de Direitos Humanos, por sua vez, disse que o número total de vítimas corresponde a 52 pessoas, citado pelo Haaretz.

"Entre [os mortos] estão ao menos 30 militares iraquianos e 16 sírios, incluindo soldados e membros da milícia leal ao governo", afirmou à mídia o chefe do Observatório Sírio, Rami Abdel Rahman.

Comentando a notícia, o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Adrian Rankine-Galloway, descartou que W…

China lança seu helicóptero Z-20, cópia do UH-60 Black Hawk

Novas fotos online do helicóptero utilitário Z-20 de 10 toneladas da China provocaram discussões acaloradas na Internet. Vejamos como é o novo helicóptero.


Poder Aéreo


O Z-20 é o nome informal de um helicóptero de transporte de médio porte (9-10 toneladas), semelhante ao Sikorsky UH-60 Black Hawk, desenvolvido de forma independente pela China. O nome oficial deste helicóptero será anunciado quando ele for incorporado.


Harbin Z-20 | Reprodução

Nos últimos anos, um grande número de helicópteros armados Z-10, Z-19 e outros se juntaram ao Exército de Libertação Popular da China (PLA), compensando a falta de helicópteros de reconhecimento e ataque da China.

No entanto, a China está precisando um helicóptero tático geral de 10 toneladas para realizar tarefas de transporte de assalto, transporte aéreo e suporte logístico. Embora a China tenha o grande avião de transporte militar Y-20, é mais adequado para tarefas de transporte e entrega remotas. O transporte de curto alcance e as operações de assalto ainda precisam de um helicóptero geral como o Z-20.

A China adquiriu 24 helicópteros Black Hawk dos EUA na década de 1980. Esses helicópteros ajudaram a China a entender completamente a tecnologia de aviação líder dos EUA. O desempenho do voo do Black Hawk, a tecnologia dos materiais e a confiabilidade eram muito maiores que as dos helicópteros domésticos da China na época.

Na década de 1980, foi dito que o Black Hawk era o único helicóptero na China que poderia ser usado no platô Qinghai-Tibet. O Black Hawk desempenhou um papel importante em muitas áreas remotas da China. No terremoto de Wenchuan de 2008, dezesseis UH-60 Black Hawks foram enviados para realizar operações de resgate, embora esses helicópteros estivessem em serviço de alta demanda por muitos anos.

A China considerou copiar o Black Hawk quando foi introduzido pela primeira vez na China. Embora o modelo fosse apenas o modelo de exportação civil, a tecnologia era algo além do alcance da China naquele momento. Por exemplo, o processo de fabricação de peças de titânio de grande porte usadas no Black Hawk não podia ser encontrado na China mesmo na década de 1990.

Embora o Black Hawk tenha sido um produto da década de 1970, a China não conseguiu apresentar um produto similar mesmo no início do século XXI. Tal como acontece com a maioria dos modelos, o processo de aprendizagem do Black Hawk foi um processo muito difícil, exigindo uma acumulação incontável de materiais, mão-de-obra, processamento e pesquisa e desenvolvimento, além de 20 anos de trabalho e uma equipe experiente.

O árduo curso do desenvolvimento da indústria chinesa de helicópteros tem sido um processo doloroso que os países com indústrias de aviação menos desenvolvidas devem passar.

O helicóptero utilitário de transporte médio Z-20 está no estágio avançado de desenvolvimento. Espera-se que no futuro próximo, o trabalho de projeto final do Z-20 seja concluído e o helicóptero logo se juntará ao serviço do Exército e da Marinha do PLA.

No futuro previsível, a combinação da aeronave de transporte Y-20 e do helicóptero utilitário Z-20 efetivamente unirá o transporte estratégico e tático no PLA.

FONTE: China Military Online / COLABOROU: Maurício R.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas