Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

VÍDEO mostra fragata norueguesa afundando, tendo colidido após manobras da OTAN

A mídia divulgou novos vídeo e fotos da fragata norueguesa KMN Helge Ingstad, que colidiu com o navio petroleiro Sola TS junto à costa norueguesa em circunstâncias desconhecidas ao regressar das manobras da OTAN.
Sputnik

A fragata ficou com um grande rombo a estibordo atravessando a linha de água, sete marinheiros ficaram feridos. A tripulação abandonou o navio acidentado, que depois foi rebocado para águas menos profundas para evitar seu afundamento total.


Uns dias após o acidente (8), a fragata continua parcialmente acima da superfície da água, mas está completamente assente no fundo. Mais de 10 toneladas de combustível para helicópteros vazou para o mar.

Até o momento, não há nenhumas informações sobre o estado do armamento a bordo, incluindo mísseis de cruzeiro e antiaéreos, torpedos e artilharia.

O petroleiro Sola TS, por sua parte, não sofreu nenhum dano durante a colisão.

As razões do incidente estão sendo investigadas. Entre as possíveis causas estão a navegação da fragata em reg…

Em vez de sanções e pressão militar, Rússia propõe outra opção para resolver crise coreana

Para resolução da crise norte-coreana, há uma alternativa que poderia ser aplicada ao invés do aumento de sanções e pressão militar contra Coreia do Norte, declarou o embaixador russo na Coreia do Sul, Aleksandr Timonin.


Sputnik

"Estou seguro que a alternativa real, ao invés de sanções e pressão militar contra Coreia do Norte, é o início mais rápido possível das negociações entre seis parceiros [clube nuclear — Estados que possuem armas nucleares]", destacou.


A parte principal da festa foi a parada militar na praça central de Pyongyang
Praça central de Pyongyang, Coreia do Norte © REUTERS/ KCNA

Além disso, ele adicionou que o processo deve ter como base o roteiro elaborado pela Rússia e China, que inclui três etapas e deve contribuir para resolução pacífica da crise na península da Coreia.

De acordo com o diplomata, "apoio ativo desse processo é o objetivo-chave da diplomacia russa na direção coreana".

O plano sino-russo — também chamado de duplo congelamento — prevê a suspensão simultânea do programa de armas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e dos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, levando em consideração "as preocupações atuais de todas as partes interessadas no âmbito da segurança, bem como criando condições para reabrir as negociações".

A Rússia e a China propuseram uma moratória aos testes nucleares e lançamentos de mísseis da Coreia do Norte e apelaram aos EUA e à Coreia do Sul para que não realizem manobras conjuntas. Os EUA não apoiaram a iniciativa.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte realizou uma série de testes de mísseis e um teste nuclear. As sanções, aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU em 11 de setembro em resposta ao teste nuclear da Coreia do Norte, proíbem o país de exportar produtos têxteis e limitam a quantidade de petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados que podem ser importados por Pyongyang.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas