Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Chefe da ONU diz que é essencial evitar escalada de tensões no Irã

O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertou neste domingo que é essencial evitar “qualquer forma de escalada” das tensões no Golfo, em meio a temores de um conflito após a derrubada de um drone norte-americano pelo Irã na semana passada.
Por Catarina Demony | Reuters

LISBOA (Reuters) - “O mundo não pode permitir um grande confronto no Golfo”, disse Guterres, nos bastidores da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em Lisboa . “Todos devem manter nervos de aço.”

Na quinta-feira, um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA, em um incidente que o governo norte-americano disse que aconteceu no espaço aéreo internacional.

Trump disse mais tarde que ordenou o cancelamento de um ataque militar em retaliação pela ação que poderia ter resultado em 150 mortes.

Teerã repetiu no sábado que o drone foi abatido sobre seu território e disse que responderia com firmeza a qualquer ameaça dos EUA.

Os comentários de Guterres vêm um dia depois…

Estambul acolherá uma próxima reunião sobre a Síria

Os presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e Rússia, Vladimir Putin, acordaram hoje realizar nesta cidade a próxima cimeira sobre a Síria, sem data até o momento, segundo anunciaram fontes do governo turco.


Prensa Latina


Estambul - Ambos líderes discutiram por via telefônica o atual momento no país árabe, incluindo a escalada bélica em Afrin e Idlib, e a marcha das conclusões adotadas no processo de Astaná sobre as zonas de distensão, de acordo com as mesmas fontes.

Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan | Reprodução

A última reunião, respaldada por Turquia, Rússia e Irã, foi realizada na cidade balneário russa de Sochi, no Mar Negro, nos dias 29 e 30 de janeiro, em uma tentativa de reunir em uma mesa todas as partes envolvidas no conflito sírio, para facilitar as conversas de paz patrocinadas pela ONU que têm lugar na cidade suíça de Genebra.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas