Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

Irã e Turquia concordam em aumentar a cooperação antiterrorista

Os presidentes do Irã e Turquia, Hassan Rouhani e Recep Tayyip Erdogan, respectivamente, em uma conversa telefônica realizados na noite de segunda-feira, enfatizaram a necessidade de fortalecer a cooperação entre Teerã e Ancara na luta contra o terrorismo na Síria.


Pars Today 

O presidente iraniano indicou que Teerã e Ancara compartilham objetivos comuns, como "combater o terrorismo", "Síria livre da presença de grupos terroristas" e "enfrentar os comportamentos separatistas”, portanto, considerou necessário aumentar a cooperação "ampla" entre ambas as partes. 


Irã e Turquia concordam em aumentar a cooperação antiterrorista
Recep Tayyip Erdogan e Hassan Rouhani | Reprodução

"Atualmente, a região (Oriente Médio) testemunha tramas separatistas e esforços para estabelecer estados de fantoches, que devem ser confrontados com o fortalecimento de nossa cooperação", disse Rouhani. O chefe de governo iraniano também pediu para impedir bandas terroristas de "recuperar o poder" ou "encontrar qualquer oportunidade de se estabelecer na região".

Recep Tayyip Erdogan, o líder turco, por sua vez, expressou sua confiança de que logo todo o território sírio estará livre da presença do terrorista. "Conservar a integridade territorial desse país (Síria) deve ser uma preocupação de todos os países da região", acrescentou. Erdogan também elogiou o apoio da República Islâmica do Irã à Turquia nos assuntos regionais e internacionais e enfatizou a necessidade de continuar os diálogos entre o Irã, a Turquia e a Rússia para encontrar uma saída para a crise síria.

Em outra parte de sua conversa, ele transmitiu as condolências da nação e do governo da Turquia ao seu homólogo persa para o acidente de avião no domingo na região central do Irã com 66 pessoas no bordo.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas