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Primeiro voo do Aero L-159T2

A Aero Vodochody realizou o primeiro voo do treinador a jato L-159T2 de dois lugares em 1º de agosto. O voo de 30 minutos foi conduzido pelos pilotos de testes da empresa Vladimír Kvarda e David Jahoda.
Poder Aéreo

A Força Aérea Tcheca encomendou três exemplares em 2016, que devem ser entregues até o final deste ano. As aeronaves L-159 são operadas pelas forças aéreas tcheca e iraquiana, pela empresa americana Draken International e, no passado, foram alugadas pela Força Aérea Húngara para treinamento de pilotos.

Estas novas aeronaves de assento duplo T2 têm uma fuselagem central e dianteira recém-construída e apresentam várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de cockpit e sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG. Cada cockpit é equipado com duas telas multifuncionais e um assento de ejeção VS-20 atualizado. A aeronave também pode oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar GRIFO, já em uso na versão de um único assento, a…

Pega-pega infinito: aviões militares da OTAN e Rússia não podem conviver em paz?

Às vezes, pilotos não somente se escoltam sem pedir permissão, mas até mesmo se aproximam a poucos metros colocando a outra parte em perigo, seja de forma hipotética ou realista.


Sputnik

As missões de patrulhamento e reconhecimento regularmente realizadas pelos aviões militares da OTAN e russos sobre os mares Báltico e Negro, ultimamente têm causado uma série de incidentes.


Caças russos Su-27
Sukhoi Su-27 russos © Sputnik/ Vitaly Timkiv

Em caso das aproximações durante voos, que se tornam cada vez mais frequentes, sempre há uma parte que considera os incidentes algo extraordinário, enquanto que a outra fala sobre trabalho de rotina no ar.

Habitualmente os pilotos estadunidenses se queixam, acusando seus homólogos russos de manobrar de forma perigosa ou pouco profissional. Em alguns casos, os militares russos denunciam a falta de profissionalismo ou os ataques de pânico de sua contraparte.

Até o momento, nenhuma aproximação perigosa não resultou em acidente. Apesar disso, Moscou, bem como Bruxelas, mostra-se alarmada com a repetição de perseguição no ar.

Entre os incidentes aéreos, há aquele que ocorreu na segunda-feira passada (29), quando o avião espião estadunidense EP-3E foi interceptado pelo caça russo Su-27. Esse incidente, qualificado por Moscou como "normal e absolutamente legal" foi considerado "perigoso" por Washington, destacando que tais ações provocam o risco de "consequências catastróficas". A intercepção ocorreu sobre águas do mar Negro.

Em junho do ano passado, um caça F-16 da Força Aérea dos EUA escoltou — sem nenhum convite e em uma distância muito curta — o avião do ministro da Defesa, Serguei Shoigu, sobre o mar Báltico. De acordo com os dados da RMF FM, um par de caças polonês que patrulhou o céu sobre os países do Báltico no âmbito da missão da OTAN, foi alarmado "devido a aviões russos, que estavam voando perto das fronteiras dos países, onde protegemos o espaço aéreo".

No entanto, não é sempre que os aviões de combate são "interceptados" pela aviação militar dos países ocidentais. Entre as exceções, está o voo da delegação russa para a cúpula da APEC no Peru, do qual se aproximaram caças da Suíça em novembro de 2016 para uma "dupla verificação" de que a aeronave russa "não havia sido sequestrada".


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