Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha da Argentina fala sobre localização do submarino ARA San Juan

Embarcação desaparecida há 1 ano foi localizada neste sábado a 907 metros de profundidade. Ainda não há previsão de início dos trabalhos de resgate. 'Não temos meios para resgatar o submarino', diz ministro.
Por G1

A Marinha da Argentina informou neste sábado (17) que o submarino ARA San Juan, que sumiu há 1 ano com 44 tripulantes, foi encontrado a 907 metros de profundidade em uma área de "visibilidade bastante reduzida", e que a embarcação sofreu uma "implosão" no fundo das águas do Oceano Atlântico.

Segundo Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, a proa, a popa e a vela se desprenderam do submarino e estão localizadas em uma área de 80 a 100 metros. “Isso sugere que a implosão tenha ocorrido muito perto do fundo”, disse.

Segundo a Marinha, as imagens mostram que o casco do submarino permaneceu bastante intacto, apenas com algumas deformações, e que todas as outras partes se desprenderam. A implosão teria ocorrido em razão da pressão externa do mar ter superado …

Tensões se agravam em meio a planos da Finlândia de fazer compra histórica de jatos

Os 64 jatos norte-americanos F-18 Hornet da frota aérea finlandesa se tornam cada vez mais obsoletos e caros de manter. Por isso, se espera que cinco companhias compitam no futuro concurso.


Sputnik

A Finlândia planeja fazer a maior compra militar na sua história para modernizar a Força Aérea, o que custará cerca de 10 bilhões de euros (40 bilhões de reais), comunica a emissora finlandesa Yle.


Avião militar McDonnell Douglas F-18 Hornet da Força Aérea da Finlândia
McDonnell Douglas F-18 Hornet da Finlândia © AFP 2018/ WOLFGANG KUMM

Segundo estimativas, a atual frota de Hornets ainda vai funcionar de sete a 12 anos mais. Para compensar a sua desativação gradual, a Finlândia tem cinco companhias concorrentes que podem fornecer os novos jatos: o F-35 (Lockheed Martin), F/A-18 Super Hornet (Boeing), Gripen E (Saab), Rafale (Dassault) e Eurofighter Typhoon.

De acordo com o Ministério da Defesa, o objetivo é comprar um sistema que ainda esteja em serviço depois de 30 anos e seja capaz de ser modernizado para corresponder aos desafios do futuro.

Conforme disseram no Instituto das Relações Exteriores, mesmo se esperando que os cinco concorrentes atinjam um certo nível, a questão é qual deles vai oferecer algo que supere este nível. Também serão levadas em conta as implicações de segurança.

A última modernização da força aérea em tal escala teve lugar em 1992, quando foi decidido comprar 64 jatos Hornet. Na época, o desapontamento da Suécia foi muito grande porque a Finlândia não optou pelo Gripen sueco, apesar de muitas conversações sobre cooperação.

Desta vez, o grupo da indústria de defesa sueco Saab volta a ter muitas expectativas de vencer o concurso.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas