Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Ucrânia exige que Rússia repare e devolva os navios ucranianos que ficaram na Crimeia

Coronel-general ucraniano declarou que o país está pronto para receber de volta seus navios que se encontram na Crimeia mas apenas depois de a Rússia os reparar.


Sputnik

Mikhail Koval, coronel-general que em 2014 exercia o cargo do ministro de Defesa da Ucrânia, falava durante as audições relativas ao caso do ex-presidente Viktor Yanukovich.


Navios ucranianos em Sevastopol, Rússia
Navios ucranianos em Sebastopol, Rússia © Sputnik/ Sergei Malgavko

O vídeo foi publicado na conta do YouTube do canal ucraniano 112. Segundo declarou Koval, a Rússia tem que responder no Tribunal de Haia por ter ficado com o equipamento militar ucraniano.

"Devolverão por ordem do tribunal, reparados, no estado em que os tomaram. E não de outro jeito", sublinhou.

Remzi Ilyasov, vice-presidente do parlamento da Crimeia, respondeu por sua vez que foram as próprias autoridades ucranianas que tornaram o equipamento militar que está na Crimeia em uma sucata.

"De que equipamento se pode tratar, quando as próprias autoridades ucranianas tudo tornaram sucata? Pelo que sei, ninguém usou este equipamento. Duvido que eles precisem deste equipamento militar", disse o político à Sputnik.

Mais cedo, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que a Rússia está disposta a entregar a Kiev os navios e aviões ucranianos que ficaram na Crimeia, embora estes se encontrem em estado lastimável.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas