Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

Erdogan anuncia que Turquia prepara ofensiva no norte do Iraque

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta quarta-feira que a Turquia prepara uma ofensiva no norte do Iraque contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou a agência "Anadolu".


EFE

Ancara - "Em algumas ocasiões atacamos os terroristas no norte do Iraque, mas logo os destroçaremos com mais força", declarou o governante em um discurso em Ancara, fazendo referência assim aos frequentes bombardeios das forças aéreas turcas no norte iraquiano contra supostos objetivos do PKK.


Recep Tayyip Erdogan em foto de fevereiro de 2018. EPA/STR
Recep Tayyip Erdogan em foto de fevereiro de 2018. EPA/STR

Erdogan se referiu também à atual ofensiva militar turca no enclave sírio de Afrin, lançada em 20 de janeiro contra as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG), que considera terroristas por vê-las vinculadas ao PKK.

"Limparemos Afrin de terroristas. Limparemos Manbech de terroristas. Limparemos (o terreno) ao longo da nossa fronteira ao leste do Eufrates e a nossa fronteira com o Iraque", afirmou o chefe de Estado.

O ministro de Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu, tinha antecipado na semana passada que seu país preparava uma ofensiva no norte do Iraque contra o PKK.

"No Iraque haverá uma operação entre fronteiras (turca) contra o PKK. Faremos junto com o Governo iraquiano", afirmou então o chefe da diplomacia turca.

"Inclusive se a operação de Afrin não terminar (até lá), temos a capacidade de realizar ambas operações ao mesmo tempo", acrescentou.

O Governo turco ameaçou em mais de uma ocasião aumentar a operação em curso à região síria de Manbech e inclusive ao Iraque para expulsar as milícias curdas de zonas próximas à sua fronteira.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas