Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Militares ucranianos perdem drone em Donbass

Militares ucranianos perderam contato com seu drone que estava realizando manobras de reconhecimento perto da linha de contato em Donbass, afirmou nesta sexta-feira (9) durante um briefing o representante oficial da Milícia Popular da República Popular de Lugansk, Andrei Marochko.


Sputnik

"Militares ucranianos, utilizando veículos aéreos não tripulados, intensificaram a vigilância ao longo da linha de contato, inclusive para ajustar o fogo de artilharia. Ontem (8), na área do povoado de Smeloe, durante um voo sobre nossas posições, foi realizada a aterrissagem forçada de um drone da brigada 58 das Forças Armadas da Ucrânia", assinalou Marochko.


Militar ucraniano lançando drone (imagem referencial)
Militar ucraniano lançando drone © AFP 2018/ Petro Zadorozhnyy

O representante militar detalhou que, segundo dados preliminares, na zona do povoado de Grechishkino está funcionando um sistema de guerra eletrônica devido ao qual os militares ucranianos acabaram perdendo a comunicação com o aparelho.

"Os voluntários comunicaram [nas redes sociais] que os militares ucranianos perderam contato com o drone devido ao sistema de supressão de sinais", revelou Marochko.

O funcionário recordou que a utilização nas proximidades da linha de contato em Donbass de drones, bem como de outros veículos aéreos, é proibida pelos Acordos de Minsk.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas