Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seul celebra decisão de Pyongyang em suspender testes nucleares e de mísseis

Presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un irão se encontrar na próxima sexta-feira (27).
EFE

O governo da Coreia do Sul qualificou neste sábado (21) como um "progresso significativo" para a desnuclearização da Coreia do Norte a decisão do regime de Pyongyang de suspender os seus testes atômicos e de mísseis, assim como o fechamento de seu centro de testes nucleares.

Em um comunicado enviado pelo gabinete presidencial sul-coreano, Seul considerou que "a decisão da Coreia do Norte é significativa para a desnuclearização da península coreana" e disse, além disso, que "ajudará a criar um ambiente muito positivo para o sucesso das próximas cúpula intercoreana e entre o Norte e Estados Unidos".

O governo sul-coreano se comprometeu em preparar o iminente encontro entre seu presidente, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, previsto para o próximo dia 27, de modo a "liderar o caminho para a desnuclearização e paz duradour…

Planos para dividir a Síria devem ser cortados pela raiz, diz chanceler russo

Ao comentar a situação na Síria, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que o processo de desescalada em Ghouta Oriental só se pode iniciar quando os militantes pararem de bombardear Damasco.


Sputnik

De acordo com Lavrov, quaisquer planos quanto à divisão da Síria devem ser abandonados.


Resultado de imagem para siria em guerra
Síria | Reprodução

"Não acho que devamos sequer discutir a potencial divisão da Síria, mas sim exigir que esses planos sejam cortados pela raiz, pois há quem os tenha, e essa é a nossa responsabilidade", disse o ministro russo em uma entrevista à emissora oficial do presidente cazaque no âmbito dos encontros no assim chamado "formato de Astana".

Ao frisar que o nível de violência na Síria baixou significativamente, o chanceler enfatizou que "o processo de desescalada em Ghouta Oriental poderá começar apenas quando os militantes pararem de bombardear Damasco".

"Nós avaliamos a reunião ministerial do formato de Astana como muito positiva. Esta avaliação é compartilhada por meus homólogos iraniano e turco", afirmou Lavrov.

Segundo revelou o chanceler, os negociadores resumiram os resultados de mais de um ano de trabalho conjunto. A primeira reunião foi realizada em janeiro de 2017 e, desde aí, houve oito rondas de conversações. Segundo revelou o chanceler, os negociadores resumiram os resultados de mais de um ano de trabalho conjunto. A primeira reunião foi realizada em janeiro de 2017 e, desde aí, houve oito rondas de conversações.

"Nestes meses, conseguimos fazer muito. A maior conquista foi a criação das zonas de desescalada, onde foi anunciado o cessar-fogo que, em geral, permitiu reduzir significativamente o nível de violência, embora, claro, aconteçam violações", concluiu.

Enquanto isso, Lavrov observou que existem esperanças de que "os grupos terroristas em Ghouta Oriental se demarquem da Frente al-Nusra", organização terrorista proibida na Rússia e vários outros países.


Postar um comentário