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Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

Almirante sobre ações da Ucrânia no mar de Azov: Marinha russa pode usar armas para defesa

Os marinheiros da Frota do Mar Negro estão prontos para defender a navegação comercial russa na bacia do mar de Azov no âmbito de suas competências: em águas neutrais eles têm o direito de usar armas, afirmou nesta terça-feira (3) o ex-comandante da Frota do Báltico, almirante Vladimir Valuev.


Sputnik

O almirante comentou as informações sobre a Frota do Mar Negro estar estudando as possibilidades de garantir a segurança dos navios russos nos mares Negro e de Azov na sequência da detenção da embarcação russa Nord pela guarda costeira ucraniana.


Navios da Frota do Mar Negro durante ensaio para a festa dos 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazista.
Navios russos da Frota do Mar Negro © Sputnik/ Vasiliy Batanov

"Trata-se de uma iniciativa anormal das autoridades ucranianas que exige ser combatida usando todos os métodos possíveis", assinalou Valuev em entrevista à Sputnik.

O almirante destacou que existem normas que regulam a navegação dos navios em águas neutrais e, conforme a convenção internacional, todos os países têm direito de passar por elas sem violarem as águas territoriais de outros.

Contudo, segundo Valuev, de vez em quando há países que inventam suas próprias regras especiais.

"A extensão das águas territoriais deve corresponder às capacidades do país de defendê-las. Pode ser três milhas, ou doze milhas", explicou.

Ele opinou, quanto à detenção do navio russo, que as autoridades de Kiev "começam a fazer porcaria e a inventar coisas contradizendo o bom sendo e as regras internacionais".

Valuev adicionou que em águas neutrais as embarcações civis podem se fazer acompanhar por um navio militar.

"Como uma embarcação civil, tal como um navio militar, possuem o direito de extraterritorialidade [são isentos da jurisdição da lei local] e imunidade, eles têm o direito de se defenderem de ataques", assinalou o almirante, acrescentando que há várias formas de efetuar tal tipo de defesa.

"O navio militar pode proteger as embarcações acompanhadas enviando sinais de advertência pelos canais diplomáticos, pode efetuar tiros de aviso e pode até mesmo recorrer ao uso das armas contra os descarados", ressaltou o almirante.

No dia 26 de março, os guardas-costeiros ucranianos detiveram a embarcação de pesca russa Nord, acusando a tripulação de violar a fronteira marítima. O navio foi apreendido e enviado ao porto ucraniano de Berdyansk. Moscou exige que a Ucrânia lhe devolva a embarcação e liberte os tripulantes.

Segundo relatou o capitão do navio, Vladimir Gorbin, os guarda-fronteiras prometeram libertar os tripulantes detidos caso eles apresentem bilhetes de identidade ucranianos. Enquanto isso, Gorbin assinalou que o cônsul russo teve negado o acesso à tripulação sob pretexto que na embarcação não há cidadãos da Rússia.

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