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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

Até 2025, caça F-35 integrará sistema de defesa antiaérea estadunidense

Até 2025, os caças norte-americanos F-35 Lightning II serão capazes de detectar, acompanhar e talvez até interceptar mísseis balísticos, se tornando de fato em sistemas antiaéreos voadores, comunica um portal de defesa norte-americano.


Sputnik

Para atingir esse objetivo, se planeja equipar os aviões com sensores e novas armas, informa o Breaking Defense.


Caça norte-americano F-35 cumprindo missão
CC BY 2.0 / Forsvarsdepartementet / Lockheed Martins F-35

"Acho que serão precisos uns 6 ou 7 anos para elaborar as bases do conceito e instalar as capacidades, sensores e um novo míssil antiaéreo rápido no F-35, integrá-los e colocá-los em serviço", disse aos senadores o chefe da agência para a defesa antiaérea do Pentágono, general-tenente Samuel Greaves.

A edição frisa que é a primeira vez que os responsáveis militares falam sobre prazos concretos de integração do caça no sistema de defesa antiaérea do país, embora anteriormente tais planos já tenham sido expressos.

O portal opina que certos aviões já receberam sensores infravermelhos capazes de detectar e acompanhar mísseis balísticos, porém, os mísseis guiados ar-ar AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile) instalados neste caça hoje em dia não têm capacidade de interceptar alvos balísticos.

"O nosso objetivo é olhar para além do sistema clássico da defesa antimíssil", sublinhou Greaves.

O chefe da entidade acredita que os EUA precisam de reforçar os sistemas tradicionais de intercepção de mísseis balísticos, ou seja, os Patriot, THAAD e GBI. Tal necessidade se justifica pelo aparecimento de novas ameaças, principalmente por parte da Coreia do Norte.

O F-35 é uma família de caças furtivos multifuncionais de 5ª geração fabricados desde 2001 pela empresa estadunidense Lockheed Martin. O avião é produzido em três variantes: A (normal da Força Aérea), B (com decolagem curta e aterrissagem vertical) e C (de convés).

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