Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

General brasileiro em forças dos EUA atrapalha laços com Moscou e Pequim, diz especialista

A decisão do Brasil de enviar um oficial para integrar as Forças Armadas dos Estados Unidos deve atrapalhar as relações do país com importantes aliados, como China e Rússia. A avaliação é do especialista em Relações Internacionais Paulo Velasco, que conversou nesta segunda-feira com a Sputnik sobre esse polêmico assunto.
Sputnik

Na última semana, se tornou pública no Brasil a notícia de que o país indicará, até o final do ano, um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) dos EUA, que cobre América Central, Caribe e América do Sul, provocando controvérsias.


De acordo com o comandante responsável, o almirante Craig Faller, os interesses norte-americanos na região seriam ameaçados por Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua, países com os quais o Brasil poderá ter relações prejudicadas por conta dessa situação, conforme acredita Velasco, professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U…

Militantes sírios planejam detonar projéteis químicos no sul da Síria

Formações ilegais no sul da Síria estão preparando uma série de provocações, incluindo utilização de substâncias tóxicas, comunicou nesta sexta-feira (6) o chefe do Centro Russo de Reconciliação na síria, Yuri Yevtushenko.


Sputnik

"Segundo dados recebidos dos combatentes do grupo Jaysh Ahrar al-Shair [uma das unidades do Exército Livre da Síria] que se aliou ao governo, formações ilegais no sul da Síria estão preparando uma série de provocações, incluindo utilização de substâncias tóxicas", assinalou.


Membros da Al-Qaeda posam para foto com os rostos cobertos
Terroristas sírios © East News/ Pacific Press

De acordo com Yevtushenko, os chefes do grupo terrorista Frente al-Nusra (proibido na Rússia e em vários outros países) e do Exército Livre da Síria estão trabalhando juntos para detonar projéteis químicos contendo cloro em vários povoados controlados por estes grupos, incluindo na cidade de Daara.

Ele frisou que os combatentes estão planejando filmar alegada utilização de projéteis químicos pelas forças governamentais sírias para, depois, demonstrar os materiais ao público e acusar Damasco de matar civis, o que, por sua vez, contribuirá para cancelamento do regime de cessar-fogo na província de Daara.

Yuri Yevtushenko acrescentou que o equipamento para gravar provocações já está na área, e os combatentes estão levando a cabo preparativos.

Comentários

Postagens mais visitadas