Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Militares dos EUA prometem responder a possível ataque turco contra cidade síria de Manbij

Os militares norte-americanos prometeram responder a qualquer ataque contra a cidade síria de Manbij à luz de uma possível operação turca na área, afirmou o comandante do Conselho Militar de Manbij, que faz parte das Forças Democráticas da Síria (FDS), Ebu Adil.


Sputnik

Em entrevista à Sputnik Turquia, Ebu Adil comentou a resposta dos EUA às preocupações expressas pelos representantes do Conselho Militar de Manbij devido a um possível ataque contra a cidade síria por parte de Ancara.


Veículos blindados norte-americanos na Síria
Tropas dos EUA na Síria © AP Photo / Hussein Malla

"Há dois anos, em conjunto com as forças da coalizão liderada pelos EUA, nós limpamos Manbij do Daesh [organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países]. Desde então, na cidade se encontram forças da coalizão. Algum tempo atrás, nós falamos com os militares norte-americanos sobre um possível ataque da Turquia contra Manbij. Os militares dos EUA prometeram responder a qualquer ataque contra a cidade, de onde quer que ele provenha", afirmou o comandante do conselho.

Além disso, ele acrescentou que, no momento, os militares norte-americanos estão patrulhando permanentemente as proximidades da cidade.

"Após as afirmações da Turquia sobre uma possível operação em Manbij, os militares dos EUA estão patrulhando permanentemente a área fronteiriça em torno da cidade. Nós, os moradores de Manbij, também estamos prontos a defender nossa cidade em caso de ataque até ao fim. Nós encaramos as ameaças da Turquia com toda a seriedade, e levamos a cabo toda a preparação necessária para repelir possíveis ataques", frisou Adil, acrescentando que, no momento, a situação na cidade é tranquila.

Anteriormente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu avançar em direção de Manbij, onde estão sendo concentradas as forças das Unidades de Proteção Popular (YPG) curdas que Ancara considera como grupo terrorista.

Comentários

Postagens mais visitadas