Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

OTAN nega planos de fortalecer presença no Báltico

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não está considerando, no momento, a possibilidade de fortalecer as suas defesas nos países bálticos, segundo afirmou nesta quinta-feira o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.


Sputnik

"Atualmente, não estamos planejando aumentar nossa presença militar na região. Mas o que estamos planejando é fortalecer a nossa capacidade de reforçá-la, se necessário", disse Stoltenberg durante uma coletiva de imprensa na Holanda, ao ser questionado sobre a suposta ameaça russa à estabilidade da Europa. 


Caça F-16 da Força Aérea portuguesa  e caça CF-18 Hornet patrol da Força Aérea canadense sobre o mar Báltico (foto de arquivo)
F-16 Fighting Falcon português e CF-18 Hornet canadense © REUTERS / Ints Kalnins

Desde o início da crise ucraniana, os membros da OTAN vêm adotando uma postura mais agressiva em relação a Moscou, acusando a Rússia de representar uma séria ameaça para países vizinhos. Os russos, por sua vez, acusam a organização ocidental de investir na instabilidade europeia ao adotar essa postura antirrussa, se aproximando cada vez mais das fronteiras da Rússia.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas