Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Presidente Rouhani: "Se o JCPOA foi ruim e perigoso, por que você assinou?"

Trump é um empresário e não sabe nada sobre lei, de acordo com o presidente do Irã, conclamando o governo americano a cumprir seus compromissos antes de decidir sobre o futuro do JCPOA.


Pars Today

O presidente Hassan Rouhani fez as declarações na quarta-feira durante uma cerimônia na província de Azerbaijão Oriental para marcar a seleção de Tabriz como a capital turística de 2018 do turismo islâmico pelos países membros da OIC.


Presidente Rouhnai:
Presidente do Irã Hassan Rouhani | Reprodução

Rouhani apontou "com o Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA), eliminamos as acusações contra a nação iraniana".

Afirmando que "nós provamos ao mundo que a iranofobia era uma mentira", ele continuou "o fato de você ameaçar os bancos e investidores a não trabalharem com o Irã é contra o que você prometeu no JCPOA".

O presidente iraniano passou a criticar as retóricas do presidente americano Trump dizendo "se o JCPOA era ruim e perigoso, por que você o assinou? Você (Trump) é um empresário e não sabe nada sobre lei. Antes de decidir sobre o futuro do JCPOA, digamos que você cumpriu seus compromissos? "

"A Casa Branca precisa primeiro liquidar suas dívidas anteriores e depois tomar uma nova decisão", acrescentou o presidente iraniano.

Ele também disse que "o problema atual do mundo de hoje são os políticos que não consideram as conseqüências e os diferentes aspectos de suas palavras".

O presidente iraniano continuou enfatizando que o Ocidente está tentando invadir os recursos naturais do mundo árabe, dizendo que as potências ocidentais estão de olho nas contas bancárias dos países árabes que estão cheios de petro-dólares.

Ele continuou "depreciando os países árabes, eles dizem que se você não pagar, sairemos da região".

"Saia! Nossa região estará mais segura com você", afirmou o Presidente Rouhani.

"Você trouxe segurança para a região vendendo armas para a Arábia Saudita e despejando bombas no povo do Iêmen?", Acrescentou o presidente iraniano aos líderes ocidentais.

Rouhani mencionou a terrível situação do Iraque, Iêmen, Síria, Afeganistão, Palestina como algumas partes do mundo islâmico dizendo "se a maneira como vemos e falamos com a sociedade está correta, as questões serão resolvidas e o mundo mudará".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas