Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Su-57 russo poderá lançar bombas-'furadeiras' com 500 kg de peso

Os caças russos da 5ª geração Su-57 poderão portar a bordo a novíssima bomba aérea Drel ("Furadeira", em russo), comunicou o vice-diretor-geral do consórcio Tekhmash, Aleksandr Kochkin.


Sputnik

"A Drel pode ser usada em todos os tipos de aviões — desde os bombardeiros estratégicos de longo alcance até os caças-bombardeiros", disse o representante da empresa, citado pelo portal Lenta.ru.


Caça russo Su-57
Sukhoi Su-57 © Sputnik/ Yevgeny Biyatov

Kochkin relembrou que este tipo de bomba permite lançar ataques contra alvos sem entrar na zona de defesa antiaérea do inimigo.

"Um avião lança uma bomba, ela paira, e as ogivas autoguiadas alcançam o território adjacente ao alvo", explicou.

No início de janeiro, o chefe do Tekhmash, Vladimir Lepin, comunicou que a Drel estava passando por provas estatais desde 2016 e estaria pronta para entrar no serviço em 2018.

O peso da cassete da bomba junto com as ogivas autoguiadas é de 500 quilos. Apenas uma Drel é capaz de fazer parar uma bateria de artilharia ou uma coluna blindada do inimigo. O alcance da bomba é mais de 30 quilômetros, embora não tenha motor próprio.

O Su-57 (PAK FA) é o primeiro caça russo da 5ª geração. O avião tem baixa visibilidade para os sistemas do inimigo, alta capacidade de manobra, sendo capaz de voar a velocidades supersônicas sem pós-combustão. Pelas suas caraterísticas, pode ser comparado ao caça-bombardeiro estadunidense F-35.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas