Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

OTAN se prepara para maiores exercícios militares desde 2002

A OTAN está se preparando para realizar seus maiores exercícios militares desde 2002. Trata-se dos Trident Juncture 2018, dos quais participarão mais de 40.000 militares de 30 países membros e parceiros da OTAN.
Sputnik

A fase principal das manobras irá ser realizada entre os dias 25 de outubro e 7 de novembro, na Noruega e áreas vizinhas, com exercícios preliminares nas águas ao largo da costa da Islândia de 15 a 17 de outubro.

Defender-se contra 'qualquer ameaça em qualquer momento'

O objetivo dos exercícios é a dissuasão e defesa contra "qualquer ameaça, de qualquer lugar e em qualquer momento", explicou nesta semana o almirante da Marinha dos EUA a jornalistas em Bruxelas, James G. Foggo III, comandante dos exercícios.

O militar revelou que os Trident Juncture mostram que a OTAN está unida e pronta para se defender valendo-se da defesa coletiva. Neste sentido, o cenário dos exercícios inclui uma violação da soberania de um aliado da OTAN, neste caso da Noruega.

Ao mesm…

Su-57 russo poderá lançar bombas-'furadeiras' com 500 kg de peso

Os caças russos da 5ª geração Su-57 poderão portar a bordo a novíssima bomba aérea Drel ("Furadeira", em russo), comunicou o vice-diretor-geral do consórcio Tekhmash, Aleksandr Kochkin.


Sputnik

"A Drel pode ser usada em todos os tipos de aviões — desde os bombardeiros estratégicos de longo alcance até os caças-bombardeiros", disse o representante da empresa, citado pelo portal Lenta.ru.


Caça russo Su-57
Sukhoi Su-57 © Sputnik/ Yevgeny Biyatov

Kochkin relembrou que este tipo de bomba permite lançar ataques contra alvos sem entrar na zona de defesa antiaérea do inimigo.

"Um avião lança uma bomba, ela paira, e as ogivas autoguiadas alcançam o território adjacente ao alvo", explicou.

No início de janeiro, o chefe do Tekhmash, Vladimir Lepin, comunicou que a Drel estava passando por provas estatais desde 2016 e estaria pronta para entrar no serviço em 2018.

O peso da cassete da bomba junto com as ogivas autoguiadas é de 500 quilos. Apenas uma Drel é capaz de fazer parar uma bateria de artilharia ou uma coluna blindada do inimigo. O alcance da bomba é mais de 30 quilômetros, embora não tenha motor próprio.

O Su-57 (PAK FA) é o primeiro caça russo da 5ª geração. O avião tem baixa visibilidade para os sistemas do inimigo, alta capacidade de manobra, sendo capaz de voar a velocidades supersônicas sem pós-combustão. Pelas suas caraterísticas, pode ser comparado ao caça-bombardeiro estadunidense F-35.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas