Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Su-57 russo poderá lançar bombas-'furadeiras' com 500 kg de peso

Os caças russos da 5ª geração Su-57 poderão portar a bordo a novíssima bomba aérea Drel ("Furadeira", em russo), comunicou o vice-diretor-geral do consórcio Tekhmash, Aleksandr Kochkin.


Sputnik

"A Drel pode ser usada em todos os tipos de aviões — desde os bombardeiros estratégicos de longo alcance até os caças-bombardeiros", disse o representante da empresa, citado pelo portal Lenta.ru.


Caça russo Su-57
Sukhoi Su-57 © Sputnik/ Yevgeny Biyatov

Kochkin relembrou que este tipo de bomba permite lançar ataques contra alvos sem entrar na zona de defesa antiaérea do inimigo.

"Um avião lança uma bomba, ela paira, e as ogivas autoguiadas alcançam o território adjacente ao alvo", explicou.

No início de janeiro, o chefe do Tekhmash, Vladimir Lepin, comunicou que a Drel estava passando por provas estatais desde 2016 e estaria pronta para entrar no serviço em 2018.

O peso da cassete da bomba junto com as ogivas autoguiadas é de 500 quilos. Apenas uma Drel é capaz de fazer parar uma bateria de artilharia ou uma coluna blindada do inimigo. O alcance da bomba é mais de 30 quilômetros, embora não tenha motor próprio.

O Su-57 (PAK FA) é o primeiro caça russo da 5ª geração. O avião tem baixa visibilidade para os sistemas do inimigo, alta capacidade de manobra, sendo capaz de voar a velocidades supersônicas sem pós-combustão. Pelas suas caraterísticas, pode ser comparado ao caça-bombardeiro estadunidense F-35.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas