Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Tensão: Turquia acusa Grécia de provocação no mar Egeu e promete resposta

O vice-premiê da Turquia, Bekir Bozdag, acusou a Grécia de provocação no mar Egeu e prometeu resposta se Atenas não cessar as atividades na região, onde os países possuem disputas territoriais em aberto.


Sputnik

"Demos passos muito importantes para estabelecer boas relações de vizinhança com a Grécia. Atenas, no entanto, em função da política interna, tem feiro anúncios provocativos. As nossas relações não devem ser vitimadas de conflitos na política interna. A Grécia não pode esperar que reagiremos com calma às ações desse tipo no mar Egeu. Eles vieram, afixaram bandeira, afirmaram que 'a ilha é nossa'… Eles devem cessar as suas provocações, pois caso contrário também precisaremos tomar medidas que não gostaríamos de adotar", disse Bozdag aos jornalistas.


Lancha de guarda costeira patrulha a parte do mar Egeu entre a costa da Turquia e ilha grega de Lesbos, abril de 2016
Mar Egeu entre Grécia e Turquia © AFP 2018 / OZAN KOSE

Segundo o político, a "Turquia esá se comportando de forma mais madura, do que a Grécia, que faz provocações infantís", Bozdag acrescentou que a Turquia continua aguardando que a Grécia deporte oito militares turcos, que fugiram para o país após o malsucedido golpe de Estado de 2016.

Em 1996, a disputa territorial no mar Egeu provocou uma crisa nas relações entre Grécia e Turquia. O conflito foi estancado após intervenção da comunidade internacional, da OTAN e dos EUA.

Comentários

Postagens mais visitadas