Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Su-57 russo supera caças de 5ª geração F-22 e F-35 dos EUA, diz piloto militar

O uso de caças F-22 pela Força Aérea dos EUA na Síria privou este modelo de suas vantagens sobre aeronaves russas, segundo a mídia norte-americana. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, um piloto militar russo comentou a situação.
Sputnik

A utilização de caças norte-americanos F-22 na Síria privou os EUA das vantagens destes caças em relação aos caças russos, escreveu o jornal Military Watch. Segundo Veralinn Jamieson, tenente-general da Força Aérea dos EUA, os céus do Iraque e da Síria se tornaram "armazém de informações" para russos sobre atuação de caças estadunidenses durante operações.

Segundo o autor do artigo, os russos tiveram bastante tempo para analisar e testar a tecnologia de furtividade dos F-22, além de terem coletado dados sobre o uso da aeronave e encontrado meios de combatê-la. Além disso, a Rússia poderá usar essas tecnologias na fabricação de suas aeronaves.

O artigo enfatiza que os radares dos sistemas de mísseis antiaéreos S-300 e S-400 da Rússia …

Tensão: Turquia acusa Grécia de provocação no mar Egeu e promete resposta

O vice-premiê da Turquia, Bekir Bozdag, acusou a Grécia de provocação no mar Egeu e prometeu resposta se Atenas não cessar as atividades na região, onde os países possuem disputas territoriais em aberto.


Sputnik

"Demos passos muito importantes para estabelecer boas relações de vizinhança com a Grécia. Atenas, no entanto, em função da política interna, tem feiro anúncios provocativos. As nossas relações não devem ser vitimadas de conflitos na política interna. A Grécia não pode esperar que reagiremos com calma às ações desse tipo no mar Egeu. Eles vieram, afixaram bandeira, afirmaram que 'a ilha é nossa'… Eles devem cessar as suas provocações, pois caso contrário também precisaremos tomar medidas que não gostaríamos de adotar", disse Bozdag aos jornalistas.


Lancha de guarda costeira patrulha a parte do mar Egeu entre a costa da Turquia e ilha grega de Lesbos, abril de 2016
Mar Egeu entre Grécia e Turquia © AFP 2018 / OZAN KOSE

Segundo o político, a "Turquia esá se comportando de forma mais madura, do que a Grécia, que faz provocações infantís", Bozdag acrescentou que a Turquia continua aguardando que a Grécia deporte oito militares turcos, que fugiram para o país após o malsucedido golpe de Estado de 2016.

Em 1996, a disputa territorial no mar Egeu provocou uma crisa nas relações entre Grécia e Turquia. O conflito foi estancado após intervenção da comunidade internacional, da OTAN e dos EUA.

Postar um comentário