Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Curitiba tem exposição temática de viaturas militares da Segunda Guerra Mundial

Para celebrar o Dia da Vitória, nos dias 5 e 6 de maio de 2018, ocorreu, na Praça do Expedicionário, a 13ª Exposição de Viaturas Militares Históricas e Acampamento Militar Temático, para lembrar os 73 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). 


Forças Terrestres

Curitiba (PR) – O evento é realizado anualmente pela Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (BPVMA), apoiado pela Legião Paranaense do Expedicionário, e já faz parte do calendário de Curitiba.


As presenças dos expedicionários, Primeiro-Tenente Eronides João da Cruz e Segundo-Tenente Reynaldo Pontarolli, foi, sem dúvida, um ponto marcante do evento. O público pôde interagir com esses heróis de guerra e saber um pouco mais sobre a vida dos expedicionários em solo italiano.

Em 2018, a atividade contou com um total de 25 viaturas recuperadas do Exército Brasileiro usadas até 1990, pertencentes a colecionadores associados, dentre elas, viaturas de 1942, usadas pela FEB na Itália; um Jeep; uma Dodge Comando; um Scout Car, um Jeep Alemão Kubelvagen usado pela ELO FAB, espólio de guerra; além de viaturas das Nações Unidas utilizadas em missões de paz.
Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas

A BPVMA é uma entidade destinada à preservação de viaturas militares e à homenagem à FEB e a outras missões brasileiras, a fim de que sejam mantidos os valores cívicos. Fundada em 27 de setembro de 2005, é uma entidade civil, com sede na cidade de Curitiba, que congrega colecionadores de viaturas militares antigas.

Filiada à Associação Brasileira dos Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), que congrega clubes em nível nacional, a BPVMA possui um total aproximado de 50 viaturas, dentre as quais, quase 35 são autopropulsadas e autorrebocadas e permanecem sitiadas na Capital paranaense, sob a guarda de seus proprietários.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas