Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

Forças Armadas da Alemanha pretendem ser 'defensoras da Europa'

A Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) se concentrará na proteção do país e da Europa como reação aos novos desafios, declarou o porta-voz da Bundeswehr, Jens Flosdorff.


Sputnik

Flosdorff explicou que esta é uma "reação aos novos cenários como a guerra híbrida e os ciberataques".


Soldado alemão na base aérea da Bundeswehr em Renania-Palatinado
Militar alemão © AP Photo / Matthias Schrader

"O predomínio das missões estrangeiras atingiu a maior escala nos últimos 20 anos […], mas será equilibrado com as tarefas dedicadas a garantir a segurança do país e a promover a cooperação nas alianças", afirmou.

Recentemente o jornal Süddeutsche Zeitung informou que a ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, está considerando possibilidade de reformar as Forças Armadas do país e que o respectivo projeto já existe.

Em particular, propõe-se preparar as Forças Armadas da Alemanha para repelir ameaças cibernéticas e garantir a segurança nacional e europeia.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas