Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

General israelense conta sobre 1º uso militar de caças F-35

O primeiro uso dos caças F-35 de quinta geração ocorreu no céu sobre a Síria, disse o general de brigada israelense Shlomo Brom em entrevista ao Business Insider.


Sputnik

Anteriormente, o comandante da Força Aérea israelense Amikam Norkin disse que Israel foi o primeiro país a usar o F-35 em combate. Segundo ele, esses caças já foram "usados duas vezes em várias frentes", mas ele não mencionou detalhes sobre as operações.

Caças israelenses F-35 realizam voo em Jerusalém durante comemorações do 69º Dia da Independência, em 2 de maio de 2017
F-35 Lightining II israelenses © AFP 2018 / Thomas Coex

O general afirmou que Israel decidiu usar o F-35 em 10 de maio. Em seguida, Tel Aviv acusou as forças iranianas al-Quds de lançar 20 mísseis nas Colinas de Golã, depois que a Força Aérea de Israel atacou instalações militares e depósitos de munição na Síria. Em ataque semelhante realizado em fevereiro, caças F-15 e F-16 foram usados, sendo que um deles foi abatido pelos sírios, observa Brom.

Em Damasco foi declarado que as forças de defesa antiaérea sírias derrubaram "dezenas de mísseis", a maioria deles não alcançou o objetivo. Os restantes atingiram "alguns cálculos da defesa antiaérea, radar e depósito de munição". Como resultado do ataque, três pessoas morreram.

Israel é o único país que possui caças F-35 no Oriente Médio. Ele encomendou dos EUA 50 aviões, 9 dos quais já receberam.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas