Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

General brasileiro em forças dos EUA atrapalha laços com Moscou e Pequim, diz especialista

A decisão do Brasil de enviar um oficial para integrar as Forças Armadas dos Estados Unidos deve atrapalhar as relações do país com importantes aliados, como China e Rússia. A avaliação é do especialista em Relações Internacionais Paulo Velasco, que conversou nesta segunda-feira com a Sputnik sobre esse polêmico assunto.
Sputnik

Na última semana, se tornou pública no Brasil a notícia de que o país indicará, até o final do ano, um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) dos EUA, que cobre América Central, Caribe e América do Sul, provocando controvérsias.


De acordo com o comandante responsável, o almirante Craig Faller, os interesses norte-americanos na região seriam ameaçados por Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua, países com os quais o Brasil poderá ter relações prejudicadas por conta dessa situação, conforme acredita Velasco, professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U…

Mídia: sistema russo de defesa antiaérea S-500 bate recorde durante ensaio secreto

Durante um ensaio secreto recentemente realizado o sistema russo de defesa antiaérea S-500 eliminou com êxito um alvo localizado a uma distância recorde, informou uma fonte anônima da inteligência dos EUA em uma entrevista ao canal norte-americano CNBC.


Sputnik

Segundo essa fonte, o míssil de classe terra-ar lançado pelo S-500 pode atingir alvos localizados a uma distância de mais de 480 quilômetros do sistema. Isso é 80 quilômetros mais que o alcance de qualquer outro sistema de defesa antiaérea existente.

Sistema russo de defesa antiaérea S-500
S-500 Prometei © Foto : The Ministry of Defence of the Russian Federation

"A Rússia afirmou que o sistema é capaz de interceptar mísseis hipersônicos, drones e aviões, bem como os caças furtivos F-22 e F-35. O S-500 aumentará a capacidade do Kremlin de eliminar múltiplos alvos com ataques precisos", informou CNBC.

O S-500 pertence à nova geração de mísseis antiaéreos de classe terra-ar. É um sistema universal de longo alcance, capaz de interceptar mísseis balísticos a grandes altitudes. Além disso, o S-500 é capaz eliminar alvos no espaço próximo – a cerca de 100 quilômetros da superfície da Terra.

Em 1º de março, durante seu discurso anual perante a Assembleia Federal (Parlamento bicameral), o presidente russo Vladimir Putin apresentou as novas armas sem análogos no mundo: o míssil balístico intercontinental Sarmat, o míssil de cruzeiro Burevestnik e o míssil Kinzhal.

Além disso, o presidente russo informou sobre a criação do míssil hipersônico russo Avangard capaz de voar nas camadas densas da atmosfera a uma velocidade que supera 20 vezes a velocidade do som.

Comentários

Postagens mais visitadas