Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Exército sírio bombardeia terroristas restantes no sul do país (VIDEO)

O exército sírio retomou os ataques de artilharia maciços contra os terroristas restantes na região de Tulul al Safa no deserto de As-Suwayda, no sul do país, depois de eles terem violado a trégua, segundo uma fonte do Exército.
Sputnik

De acordo com uma fonte que falou com a Sputnik Árabe, na terça-feira (16), o Exército sírio e os terroristas que ocupam as colinas de Tulul al Safa firmaram um acordo de cessar-fogo, segundo o qual os combatentes da Frente al-Nusra (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) se comprometeram a entregar as armas depois de serem cercados e sem saída.


Contudo, na manhã da quarta-feira (17) os terroristas atacaram as unidades do Exército sírio. Por sua vez, os soldados repeliram o ataque com êxito e contra-atacaram. Como resultado, dezenas de militantes foram mortos ou feridos. O Exército resolveu retomar os ataques maciços com peças de artilharia apoiadas do ar, tendo como objetivo eliminar as forças terroristas restantes até a épo…

Qual é o melhor? Revista dos EUA compara caças de 5ª geração Su-57 russo e J-20 chinês

A revista norte-americana The National Interest comparou os caças de quinta geração – o russo Su-57 e o chinês Chengdu J-20.


Sputnik

O autor da matéria, Dave Majumdar, destacou a manobrabilidade do caça russo, enquanto a principal vantagem da aeronave chinesa são suas características furtivas, segundo ele.

Caça russo Su-57
Sukhoi Su-57 © Foto: Russia's Ministry of Defence

De acordo com a revista, em termos de manobrabilidade o Su-57 ultrapassa o Chengdu J-20, mesmo ainda equipado com o "motor de primeira fase" (Product 117), mais antigo. Quando o caça russo for dotado de um motor mais avançado, desenvolvido especificamente para aviões de quinta geração (Product 30), suas capacidades poderão se comparar com as do F-22.

Entretanto, segundo a matéria, se o caça chinês for equipado com um motor mais avançado, sua manobrabilidade será comparável com a do Su-57.

Por outro lado, o Chengdu J-20 ultrapassa o caça russo em termos de furtividade. Neste sentido, a aeronave chinesa é comparável com os F-22 e F-35.

"É que os russos e os chineses têm diferentes exigências e prioridades de design, o que os levou a compromissos diferentes no que se refere a caças de quinta geração", concluiu Majumdar.

Enquanto isso, o analista e piloto militar russo Vladimir Popov disse que, no que se refere à prioridades na construção do caça Su-57, os russos não atribuem à furtividade o primeiro lugar.

"Nós colocamos essa característica [furtividade] em segundo ou terceiro lugar. Para nós, o importante é a alta manobrabilidade, a redução de custos de fabricação e manutenção, a simplicidade, e depois todo o resto", disse.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas