Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

'Será derrubado no primeiro dia': EUA temem pelos seus aviões por causa de mísseis russos

Os aviões de direção operacional e pontaria com sistema de radar JSTARS, mesmo na sua modificação mais recente, serão inúteis em caso de conflito com a Rússia ou China, declarou a secretária da Força Aérea dos EUA, Heather Wilson.


Sputnik
"Os mísseis russos e chineses da classe terra-ar têm longo alcance e o avião será derrubado no primeiro dia do conflito", disse Wilson durante seu discurso no Senado, citada pelo portal Air Force Times.

Avião norte-americano E-8C Joint STARS
CC BY-SA 2.0 / Airwolfhound / E-8C JSTARS - RAF Mildenhal

Os senadores e militares discutem se é necessário buscar uma substituição para o programa JSTARS. Uma das alternativas é desenvolver um novo sistema integrado da direção operacional e pontaria que recolha dados tanto de drones quanto de satélites.

Segundo Wilson, o desenvolvimento de uma nova plataforma exigiria gastos extras de 7 bilhões de dólares (cerca de R$ 26,3 bilhões). Não se exclui a possibilidade de ambos os programas receberem financiamento.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas