Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

General brasileiro em forças dos EUA atrapalha laços com Moscou e Pequim, diz especialista

A decisão do Brasil de enviar um oficial para integrar as Forças Armadas dos Estados Unidos deve atrapalhar as relações do país com importantes aliados, como China e Rússia. A avaliação é do especialista em Relações Internacionais Paulo Velasco, que conversou nesta segunda-feira com a Sputnik sobre esse polêmico assunto.
Sputnik

Na última semana, se tornou pública no Brasil a notícia de que o país indicará, até o final do ano, um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) dos EUA, que cobre América Central, Caribe e América do Sul, provocando controvérsias.


De acordo com o comandante responsável, o almirante Craig Faller, os interesses norte-americanos na região seriam ameaçados por Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua, países com os quais o Brasil poderá ter relações prejudicadas por conta dessa situação, conforme acredita Velasco, professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U…

Tropa do Exército Brasileiro treina GLO em defesa de ponto sensível

Com o objetivo de treinar a tropa em defesa de um ponto sensível, no período de 15 a 17 de maio, o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec), “Sentinela da Boca do Monte”, realizou um Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Usina Hidrelétrica Governador Leonel de Moura Brizola, localizada na cidade de Salto do Jacuí, no Rio Grande do Sul.


Forças Terrestres

Santa Maria (RS) – Com 12 viaturas e 82 militares operando 24 horas por dia, foram realizados patrulhamentos ostensivos; posto de bloqueio e controle de estradas; e a segurança do ponto estático, que foi a própria Usina. De acordo com o Comandante do Esquadrão, Major Fábio Moraes Coronel Palma, “é simulada uma situação real, que aconteceria no caso de necessidade de defender a Usina. O soldado na barreira ou patrulhando, usa equipamentos como, colete, fuzil e munição”.



O Chefe do Sistema Jacuí da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), Sr Mario Junior Hermes, afirmou que dentro da operação estão sendo disponibilizadas todas as condições para que o treinamento fosse o mais real possível. Complementou ainda que “essa simulação só reforça a importância estratégica que tem Salto do Jacuí, na questão de suprimento de geração e transmissão no Rio Grande do Sul. Ficamos até mais seguros, para que, se um dia for necessário, os funcionários da CEEE já estejam preparados para essa contingência, e o Exército, conhecedor de todas as áreas e rotina de trabalho dentro da Usina”.

A usina é um ponto estratégico na questão da segurança nacional, já que é um ponto frágil em caso de guerra, e esse exercício é um treinamento periódico, no qual o objetivo é proteger a usina em caso de algum evento externo vir a ser ofensivo à geração de energia elétrica.

Durante a atividade, o Major Palma foi recebido pelo Prefeito, Sr Cláudio Robinson; pela Vice-Prefeita, Sra Joice Zimmer; e pelo Secretário da Junta de Serviço Militar, Sr Nelcimar do Amaral. O Prefeito Municipal colocou-se à disposição, bem como a estrutura administrativa, enfatizando “a importância da Instituição militar para nossa cidade, nosso Estado e nosso País”.

Além do treinamento, foi realizado um trabalho de comunicação social, desenvolvendo palestras com jovens de Ensino Médio do município, sobre o Exército Brasileiro, as formas de ingresso e as opções de carreira dentro das Forças Armadas.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Comentários

Postagens mais visitadas