Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Ataques aéreos iraquianos contra o Daesh matam 45 terroristas

O Iraque vem realizando ataques contra o Daesh (grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico, proibido na Rússia e em outros países) na Síria desde abril, quando teria recebido informações sobre riscos à integralidade e segurança ao país.


Sputnik

"Os jatos iraquianos F-16 realizaram um ataque aéreo bem-sucedido que teve como alvo uma reunião dos líderes do Daesh na área de Hajin, dentro do território sírio. A operação resultou na destruição completa dos alvos e na morte de cerca de 45 terroristas", informou por meio de um comunicado das Forças Armadas.

Militar iraquiano perto de um caça F-16 da Força Aérea do Iraque na base aérea de Balad, fevereiro de 2018
Militar e F-16 iraquianos © AP Photo / Khalid Mohammed

Segundo o Exército, os mortos no ataque incluíram o "vice-ministro da Guerra" do Daesh, um de seus "emires da mídia", o mensageiro pessoal do líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, e seu chefe de polícia.

O avanço militar bem sucedido vem na esteira das recentes conquistas na área: no início de junho, a Força Aérea Iraquiana destruiu um centro de comando do Daesh na província de Deir ez-Zor, no leste da Síria.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas