Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

China convoca embaixador dos EUA após sanção por compra de jatos russos

O Ministério de Relações Exteriores da China convocou neste sábado o embaixador dos EUA em Pequim para protestar contra a decisão de Washington de sancionar uma agência militar chinesa e seu diretor após a compra de caças russos e de avançado sistema de mísseis terra-ar.
Reuters

O vice-ministro das Relações Exteriores chinês, Zheng Zeguang, convocou o embaixador Terry Branstad para apresentar “representações severas” e protestar contra as sanções, disse a pasta.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, disse que a decisão da China de comprar caças e sistemas russos foi um ato normal de cooperação entre países soberanos, e que os Estados Unidos “não tinham o direito de interferir”.

Na quinta-feira, o Departamento de Estado dos EUA impôs sanções ao Departamento de Desenvolvimento de Equipamentos da China (EED, na sigla em inglês) depois que o órgão se envolveu em “transações significativas” com a Rosoboronexport, principal exportadora de armas da Rússia.

As sanções est…

Iraque incorpora 39 tanques russos em seu exército

O Ministério da Defesa do Iraque informou que uma das brigadas blindadas do seu exército incorporou 39 tanques T-90S de fabricação russa.


Sputnik

Os primeiros tanques T-90S foram recebidos pelo Iraque em fevereiro de 2018. Planeja-se que no total a Rússia forneça 73 veículos.


Tanque ruso T-90 armado
T-90 russo © Sputnik / Dmitry Korobeinikov

Nota-se também que especialistas russos prepararam tanquistas iraquianos para uso correto dos veículos.

No ano passado, o jornal Izvestia escreveu que as autoridades russas e iraquianas assinaram contrato de venda de tanques russos T-90 ao Iraque.

No âmbito de contratos militares com o Iraque, cujo exército lutou contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia), foram entregues helicópteros de combate Mi-28NE, sistemas de defesa antiaérea Pantsir-S1, helicópteros Mi-35, caças Su-25 e sistemas de lança-chamas pesados TOS-1.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas