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Analista: entrega de dados de Israel sobre abate de Il-20 significa muito para Rússia

O comandante da Força Aérea Israelense, Amikam Norkin, forneceu ao Ministério da Defesa da Rússia dados sobre o incidente com o avião russo Il-20 na Síria. Israel demonstra que não pretende perder a cooperação estabelecida com a Rússia, disse o analista político Stanislav Tarasov durante uma entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik.
Sputnik

Além destas informações sobre o abate da aeronave, Israel também avisou sobre "as tentativas do Irã de fortalecer sua posição na Síria e entregar armas estratégicas ao Hezbollah". Os militares observaram que é necessário continuar coordenando as ações na Síria, ressaltando a importância de respeitar os interesses dos dois países.

O avião russo Il-20 foi abatido sobre o mar Mediterrâneo no dia 17 de setembro, a 35 quilômetros da costa síria, por um míssil do sistema antiaéreo S-200 da Síria, resultando na morte de 15 militares.

Ao mesmo tempo, quatro caças F-16 atacaram instalações sírias em Latakia. De acordo com o Ministério da Defesa da…

Marinha escolhe oficial experiente no FOST para comandar o PHM Atlântico

O Comando da Marinha do Brasil (MB) escolheu um capitão de mar e guerra (CMG) recém-promovido (2017) mas experiente no treinamento ministrado pela Marinha Britânica a tripulações navais estrangeiras, para ser o primeiro comandante do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico (A140), ex-HMS Ocean.


Por Alexandre GalanteRoberto Lopes | Poder Naval

No primeiro semestre de 2012, o então capitão de fragata Giovani Corrêa foi a Portsmouth, na Inglaterra, buscar o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Amazonas (P120), primeiro dos três Navios de Patrulha Oceânica construídos pela BAE Systems a ser entregue à Força Naval Brasileira.

O então capitão de fragata Giovani Corrêa a bordo do NPaOc Amazonas, em 2012
O então capitão de fragata Giovani Corrêa a bordo do NPaOc Amazonas, em 2012

O Amazonas deixou o litoral inglês rumo ao Rio de Janeiro em agosto daquele ano, após seus tripulantes terem cumprido um rigoroso programa de treinamento em alto mar conduzido pela FOST (Flag Officer Sea Training), uma unidade especial de adestramento da Marinha Britânica – a mesma que, mês que vem, conduzirá o treinamento a bordo do Atlântico, antes que ele seja formalmente liberado para seguir viagem com destino à Baía de Guanabara.

O Poder Naval teve a oportunidade de conversar com o comandante Giovani Corrêa a bordo do NPaOc Amazonas em outubro de 2012, quando o navio chegou ao Rio de Janeiro e, em outubro de 2013, durante a Passex com os navios de guerra chineses. Giovani Corrêa sempre foi muito atencioso e prestativo com os jornalistas, demonstrando tranquilidade e competência no comando do navio.

No porta-helicópteros Atlântico, o treinamento do FOST vai priorizar as recomendações acerca de navegação e vigilância, bem como os procedimentos operacionais de segurança, que, no caso do Atlântico, terão foco nas manobras com aeronaves (pousos, decolagens, abastecimento e movimentação dos aparelhos nos diferentes conveses) e em áreas menos específicas como combate a incêndios, controle de danos e emergências mecânicas, alagamento, combate à pirataria e salvamento de pessoas no mar.

O treinamento dado pelo FOST aprofunda o conhecimento da Marinha do Brasil nos procedimentos da Royal Navy.

Avaliação 

O porta-helicópteros comprado pela MB chegará à Base Naval do Rio de Janeiro no mês de agosto, e sua primeira tarefa será desembarcar uma diversificada carga de equipamentos não instalados para essa primeira travessia sob o pavilhão nacional, suprimentos e peças de reposição, que serão, em parte, encaminhados aos depósitos da Diretoria de Abastecimento, na Avenida Brasil (uma das principais vias de acesso ao centro do Rio).

Os quatro lanchões de desembarque Mk.5B serão levados ao Comando do 1º Esquadrão de Apoio, na Ilha de Mocanguê, em Niterói, unidade da Força de Superfície que tem, entre as suas atribuições, executar a manutenção de 1º escalão das Embarcações de Desembarque da Esquadra.

Na chegada ao Brasil, o navio e sua tripulação serão submetidos a uma demorada avaliação operacional. Em seguida os tripulantes tomarão parte em novos treinamentos no mar, coordenados e monitorados pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA) do Centro de Adestramento Almirantes Marques de Leão.

O objetivo da avaliação do CIAsA é reforçar o estado de prontidão do navio, requisito essencial para que a unidade possa dar início às suas missões de segurança marítima, de buscas e resgates, bem como de operações de ajuda humanitária.

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