Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Donetsk declara estar em prontidão de combate para se defender de suposta ofensiva de Kiev

Os destacamentos da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) estão em prontidão de combate total e completamente equipados com todo o necessário para o caso de haver uma possível ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia em Donbass, declarou aos jornalistas o vice-comandante da Milícia Popular da RPD, Eduard Basurin.
Sputnik

Anteriormente, Donetsk denunciou a preparação de um grande ataque por parte de Kiev no sul da região de Donetsk com uso de veículos blindados pesados, artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.


Segundo dados da inteligência, a ofensiva foi programada para 14 de dezembro com o objetivo final de tomar sob controle a fronteira com a Rússia. O líder da RPD, Denis Pushilin, declarou por sua vez que as forças de Donetsk estavam prontas para repelir o ataque.

"Todas as unidades militares foram colocadas em prontidão de combate total. Desde o momento em que recebemos informação sobre a preparação de uma ofensiva em grande escala do lado ucraniano, os nossos des…

Milícia de Lugansk: Exército da Ucrânia concentra material pesado em Donbass

Os militares ucranianos estão deslocando armas pesadas para perto de Donbass, declarou o porta-voz da milícia independentista da República Popular de Lugansk (LNR), Andrei Marochko.


Sputnik

"O comando militar ucraniano continua violando as condições de posicionamento de material militar ao longo da linha de contato previstas pelos Acordos de Minsk. Além disso, ele aumenta seu potencial militar e reservas de subunidades na zona de Operação das Forças Conjuntas", afirmou.

Obuse autopropulsado 2S3 Akatsia de 152 mm
Obus autopropulsado 2S3 Akatsia de 152 mm © Sputnik / Igor Zarembo

"Conforme a informação disponível, à zona controlada pela 14ª brigada mecanizada na povoação de Orekhovo chegaram seis unidades de obuses autopropulsados 2S1 Gvozdika", declarou Marochko.

Segundo informa a milícia da autoproclamada República Popular de Lugansk, um trem ucraniano carregado com material bélico, que inclui dez obuses autopropulsados 2S3 Akatsia de 152 mm, chegou à estação ferroviária de Rubezhnoe.

"Queria apelar aos observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), peço que concentrem a atenção no posicionamento por parte dos militares ucranianos de armamentos proibidos na zona de segurança, o que pode resultar em mais uma violação dos Acordos de Minsk e em uma ameaça direta à população da nossa República", destacou.

Em abril de 2014, a Ucrânia iniciou uma operação militar nas províncias orientais de Donetsk e Lugansk, onde foram proclamadas repúblicas populares em resposta ao violento golpe de Estado que ocorreu em Kiev em fevereiro do mesmo ano. Segundo estimativas da ONU, desde o início da crise as hostilidades resultaram em mais de 10 mil mortos.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas