Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Radicais sírios estariam recebendo armamento dos EUA através da fronteira com Jordânia

Enquanto o exército sírio parece estar pronto para uma grande ofensiva na província de Daraa, os grupos radicais que operam na região estariam recebendo grandes remessas de material bélico "Made in USA".
Sputnik

Os grupos militantes que atuam no sul da Síria receberam uma grande quantidade de armas e munições fabricadas nos EUA, incluindo mísseis antitanque TOW, informou a agência de notícias FARS.

De acordo com a FARS, o armamento foi entregue através da fronteira com a Jordânia no âmbito de um novo plano dos EUA para assegurar mais apoio a estes grupos na Síria.

A agência informou também que os grupos militantes na província de Daraa começaram a se preparar para impedir a ofensiva do exército sírio.

No início deste mês, o exército sírio intensificou as ações no sudoeste do país, controlado por radicais, perto da fronteira com a Jordânia e as Colinas de Golã, ocupadas por Israel.

O Ministério da Defesa da Rússia acrescentou que as forças do governo sírio, apoiadas por um grande a…

'Nós avisamos': EUA alertam sobre 'consequências' caso Turquia compre sistemas S-400

Os Estados Unidos afirmaram de forma clara à Turquia que a compra dos sistemas russos de defesa aérea S-400 trará consequências, disse nesta terça-feira (05) o vice-secretário de Estado dos EUA, Wess Mitchell.


Sputnik

"Temos sido claros com as autoridades turcas, se decidirem avançar com a compra da S-400, haverá consequências", disse Mitchell durante um evento na Heritage Foundation em Washington.

Sistemas de defesa antimíssil S-400 russos na Crimeia
S-400 Triumph russos © Sputnik / Sergei Malgavko

Em dezembro, a Rússia e a Turquia assinaram um contrato de empréstimo para o fornecimento de sistemas de defesa aérea S-400 para Ancara. No final de abril, o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, disse que a Turquia também está considerando comprar o sistema de defesa anti-mísseis Patriot, fabricado nos EUA, ou outros sistemas de defesa aérea, caspo tenha a seu favor ofertas justas de seus aliados da OTAN.

Falando sobre possíveis repercussões legais da compra dos sistemas S-400, Mitchell referiu-se à Lei de Contenção de Adversários da America por meio de Sanções (CAATSA), de 2017, e disse que os Estados Unidos cumprirão esta lei.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos vêm tentando desestimular a Turquia de fechar contatos com o setor russo de defesa, alvo das sanções dos Estados Unidos.

Mitchell ressaltou que a relação dos Estados Unidos com a Turquia é complexa, pois este tem sido um aliado da OTAN no longo prazo, um parceiro vital na campanha contra o terrorismo e o processo de Genebra para resolver o conflito na Síria.

A abordagem dos EUA em relação à Turquia sempre foi para tratar das legítimas preocupações de segurança nacional do país, mas em várias questões, Ancara não correspondeu com uma solução razoável, disse Mitchell.

A estratégia dos EUA com relação à Turquia é um "ato de equilíbrio" em que o objetivo principal deve ser manter Ancara estratégica e politicamente alinhada com o Ocidente.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas