Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

OVNI ou manobras da OTAN? Círculos misteriosos aparecem no céu europeu

Na passada sexta-feira (1), os residentes de várias cidades das Letônia ficaram pasmados com misteriosos círculos brancos no céu. O fenômeno incomum suscitou debates acalorados nas redes.


Sputnik

"Parece que alguém circulou bastante no céu sobre a Curlândia", escreveu o residente de Liepaja e usuário do Twitter, Aigars Prusis, citado pela Sputnik Letônia.


Reprodução

Após ter sido partilhado na web, os internautas começaram a tentar adivinhar a natureza do fenômeno. Alguns supuseram que fosse um OVNI, enquanto os mais realistas perceberam logo de que se tratava, provavelmente, de manobras militares.

"Me pergunto se os rastros de um avião no céu sobre Saldus estão de alguma maneira ligados aos [exercícios militares] #sabrestrike2018, ou se alguma aeronave simplesmente não obteve permissão de aterrissar", publicou Ainars Mankus.

Vários experts até conseguiram nomear o modelo do avião que poderia ter deixado tais rastros.

"No momento, um avião de reconhecimento Boeing E-3A Sentry da OTAN está circulando no céu da Curlândia", assegurou o usuário com o apelido de @BreakingLV.

Entretanto, o segredo foi logo revelado — os representantes do exército letão responderam a um dos posts sobre o tema.

"Na Letônia começou um período de exercícios militares e de treinamento intensivos. Por isso, equipamentos militares letões, bem como dos aliados, estão se deslocando pelas rodovias da Letônia, enquanto aviões e helicópteros militares estão voando tanto de dia quanto de noite! Apelamos à compreensão", escreveram os militares letões para acalmar os cidadãos preocupados.

As manobras, que envolvem milhares de militares estrangeiros, começaram em 3 de maio e continuarão até 20 de junho.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas