Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

OVNI ou manobras da OTAN? Círculos misteriosos aparecem no céu europeu

Na passada sexta-feira (1), os residentes de várias cidades das Letônia ficaram pasmados com misteriosos círculos brancos no céu. O fenômeno incomum suscitou debates acalorados nas redes.


Sputnik

"Parece que alguém circulou bastante no céu sobre a Curlândia", escreveu o residente de Liepaja e usuário do Twitter, Aigars Prusis, citado pela Sputnik Letônia.


Reprodução

Após ter sido partilhado na web, os internautas começaram a tentar adivinhar a natureza do fenômeno. Alguns supuseram que fosse um OVNI, enquanto os mais realistas perceberam logo de que se tratava, provavelmente, de manobras militares.

"Me pergunto se os rastros de um avião no céu sobre Saldus estão de alguma maneira ligados aos [exercícios militares] #sabrestrike2018, ou se alguma aeronave simplesmente não obteve permissão de aterrissar", publicou Ainars Mankus.

Vários experts até conseguiram nomear o modelo do avião que poderia ter deixado tais rastros.

"No momento, um avião de reconhecimento Boeing E-3A Sentry da OTAN está circulando no céu da Curlândia", assegurou o usuário com o apelido de @BreakingLV.

Entretanto, o segredo foi logo revelado — os representantes do exército letão responderam a um dos posts sobre o tema.

"Na Letônia começou um período de exercícios militares e de treinamento intensivos. Por isso, equipamentos militares letões, bem como dos aliados, estão se deslocando pelas rodovias da Letônia, enquanto aviões e helicópteros militares estão voando tanto de dia quanto de noite! Apelamos à compreensão", escreveram os militares letões para acalmar os cidadãos preocupados.

As manobras, que envolvem milhares de militares estrangeiros, começaram em 3 de maio e continuarão até 20 de junho.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas