Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump reconhece soberania de Israel sobre Colinas de Golã

Ao lado de Netanyahu, presidente dos EUA contradiz décadas de política externa e reconhece a soberania de Israel sobre o território, ocupado em 1967 e anexado em 1981. Síria vê ataque a sua integridade territorial.
Deutsch Welle

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu formalmente nesta segunda-feira (25/03) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, um território disputado com a Síria e que Israel anexou em 1981.

O governo do presidente sírio, Basahr al-Assad, respondeu de imediato e afirmou que a decisão é um ataque à soberania e à integridade territorial da Síria.

O decreto de reconhecimento foi assinado no início de um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Washington. Trump justificou a medida com as "ações agressivas" do Irã e de grupos "terroristas" contra Israel.

Netanyahu disse que se trata de um dia histórico e que Trump é o melhor amigo que Israel já teve.

Em Israel, o reconhecimento pode significar um forte i…

S-400 russos diminuem dependência externa de Ancara, diz ministro turco

A aquisição de sistemas russos de defesa antiaérea S-400 é de interesse da nação turca, desde que isso minimize a dependência externa do país, declarou o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, na sexta-feira (8).


Sputnik

"A compra dos sistemas antimísseis S-400 é interessante para a nação turca, o que não tem nada a ver com política […] Os sistemas russos de defesa antiaérea diminuem a dependência externa da Turquia", afirmou Soylu, citado pela agência de notícias Anadolu.


Sistemas russos de defesa antiaérea S-400
S-400 Triumph russo © Sputnik / Sergey Malgavko

O ministro do Interior notou que a Turquia seria incapaz de repelir ataque de míssil sobre o país, e os sistemas antimísseis russos entrariam para reforçar os sistemas de defesa antiaérea do país. Soylu adicionou que países com avançados sistemas de defesa querem desarmar as capacidades militares turcas.

Em dezembro, Rússia e Turquia assinaram um contrato de fornecimento dos sistemas de defesa antiaérea S-400 para Ancara. O acordo desencadeou divergências entre Ancara e Washington, com o último ameaçando impor sanções contra a Turquia, já que os Estados Unidos acreditam que o armamento seja incompatível com as defesas da OTAN.

No final de abril, o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, afirmou que a Turquia também estava considerando comprar sistema norte-americano de defesa antiaérea Patriot, ou qualquer outro sistema de defesa antiaérea, se recebessem uma oferta justa de seus aliados da OTAN.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas