Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Por meio do Egito, Hamas pede a Israel que cesse fogo na Faixa de Gaza

O movimento Hamas pediu a Israel que cesse fogo por meio da mediação egípcia e prometeu interromper os confrontos na fronteira como parte do acordo, disse uma fonte política israelense à Sputnik.
Sputnik

"O Hamas teve um grande golpe ontem e o movimento pediu um cessar-fogo através do Egito, prometendo interromper o 'terror incendiário e nas cercas fronteiriças'", disse a fonte.

Segundo a mesma pessoa, Israel considera o Egito como fiador da implementação do cessar-fogo.

"Os egípcios são os garantidores nesta questão, mas em qualquer caso, o desenvolvimento da situação dependerá de ações reais. Se o Hamas violar o cessar-fogo, pagará um preço ainda maior", acrescentou a fonte.

Esses arranjos foram alcançados após bombardeios maciços das instalações do Hamas no enclave, que se seguiram ao assassinato de um soldado israelense na sexta-feira.

Este foi o segundo cessar-fogo entre Israel e o Hamas, coordenado pelo Egito nas últimas duas semanas. No último sábado, a Fo…

Hamas intensifica exercícios de tropas em meio a tensões crescentes com Israel, diz mídia

O movimento Hamas da Faixa de Gaza intensificou os treinamentos de seus militares frente a um possível conflito com Israel, informou a emissora israelense Kan.


Sputnik

Segundo a mídia, isso pode significar que o Hamas está se preparando para um conflito de grande escala com Israel, que recentemente implantou seu sistema de defesa antimíssil Iron Dome ao longo de suas fronteiras no sul do país.

Militantes do Hamas em Gaza
Militantes do Hamas em Gaza © AP Photo / Khalil Hamra

O relatório da Kan supõe que no último mês o Hamas está em estado de alta alerta.

A emissora Channel 2 News também informou que o Hamas voltou a deslocar suas forças ao longo da fronteira com Israel desde maio, quando começaram conflitos de grande escala. O deslocamento das forças, segundo a mídia, pode sinalizar que o movimento terrorista esteja interessado em retomar o controle sobre o território perto da fronteira.

Além disso, o deslocamento pode ter como objetivo manter a paz na região, impedindo que manifestantes incentivem violência contra Israel.

O exército israelense, no entanto, espera que o Hamas não recorra à força e opte pelo melhoramento da situação humanitária na Faixa de Gaza.

Na quinta-feira passada (5), o Ministério da Defesa israelense anunciou ter testado com sucesso seu sistema de defesa antimíssil Iron Dome desde a base aérea de Palmachim, localizada perto da Faixa de Gaza. Durante o teste, foram lançados vários tipos de alvos simulando ameaças que proveem de Gaza, relatou Jerusalem Post.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas