Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

Israel endurece bloqueio a Gaza e suspende fornecimentos de combustível

Israel reforçou seu bloqueio à Faixa de Gaza, suspendendo o fornecimento de combustível até ao fim da semana, informou o Ministério da Defesa do país.


Sputnik

"O ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, decidiu, após ter consultado com o chefe do Estado-Maior, fechar [a passagem de] Kerem Shalom ao fornecimento de combustível e gás até o domingo", diz um comunicado do ministério.

Soldados israelenses perto da fronteira com a faixa de Gaza
Militares israelenses na Faixa de Gaza © REUTERS / Amir Cohen

Segundo o documento, a decisão foi tomada devido ao "esforço terrorista constante do movimento Hamas", nomeadamente lançamentos de balões incendiários.

Segundo o comunicado da Defesa israelense, a única passagem de mercadorias na fronteira entre Israel e a Faixa de gaza continuará a deixar passar alimentos e medicamentos, o fornecimento dos quais será aprovado em base de avaliações individuais.

Há uma semana, Israel fechou a passagem de Kerem Shalom às exportações e importações comerciais, mas o fornecimento de combustível continuava.

Além disso, Israel diminuiu a zona de pesca ao largo de Gaza de seis para três milhas.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas