Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA e Rússia revivem a Guerra Fria no Oriente Médio com duas cúpulas

Reuniões paralelas, na Polônia e na Rússia, representaram a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito entre Israel e a Palestina
Juan Carlos Sanz e María R. Sahuquillo | El País
Sochi / Jerusalém - Em 1991, a Conferência de Madri estabeleceu um modelo para o diálogo multilateral no Oriente Médio após o fim da Guerra Fria, que havia colocado Washington contra Moscou na disputa pela hegemonia em uma região estratégica. Transcorridos mais de 27 anos, dois conclaves paralelos representaram nesta quinta-feira em Varsóvia (Polônia) e Sochi (Rússia) a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito israelo-palestino. Os Estados Unidos e a Rússia, copresidentes em Madri em 1991, já não atuam mais como mediadores para aliviar as tensões e, mais uma vez, assumem um lado entre as partes conflitantes.

No fórum da capital polonesa, a diplomacia dos EUA chegou a um impasse ao reunir mais de 60 países em uma reu…

Piloto de caça mais jovem a lutar na Batalha da Inglaterra morre aos 96 anos

Geoffrey Wellum, o mais jovem piloto de caça que combateu durante a Batalha da Inglaterra na II Guerra Mundial (1939-1945) morreu aos 96 anos, informou nesta sexta-feira a emissora britânica "BBC".


EFE

Londres - Wellum, que tinha 18 anos quando ingressou na Força Aérea Real (RAF, sigla em inglês) do Reino Unido, em agosto de 1939, morreu na última quarta, em sua residência, em Cornwall, no sudoeste da Inglaterra.

Resultado de imagem para Geoffrey Wellum
Geoffrey Wellum é o piloto sorridente da direita | Wikipedia

Ele pilotou os antigos caças Spitfire e serviu no Esquadrão 92 durante os combates travados no céu britânico e sobre o Canal da Mancha entre julho e outubro de 1940, conhecidos como a Batalha da Inglaterra.

Durante esse tempo, a Alemanha buscou destruir a RAF para obter a superioridade necessária para uma invasão da Grã-Bretanha na II Guerra Mundial.

A organização em lembrança dessa batalha, "The Battle of Britain Memorial Trust", disse que seus membros lamentaram bastante esta notícia.

Resultado de imagem para Geoffrey Wellum
Geoffrey Wellum

Welleum recebeu a Cruz de Voo Distinto, uma condecoração militar concedida ao pessoal da RAF por um ato de bravura, coragem ou devoção ao dever em operações de voo ativas contra o inimigo.

Ele permaneceu na Força Aérea Real britânica, que este ano celebrou seu centenário, até 1960.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas