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Primeiro voo do Aero L-159T2

A Aero Vodochody realizou o primeiro voo do treinador a jato L-159T2 de dois lugares em 1º de agosto. O voo de 30 minutos foi conduzido pelos pilotos de testes da empresa Vladimír Kvarda e David Jahoda.
Poder Aéreo

A Força Aérea Tcheca encomendou três exemplares em 2016, que devem ser entregues até o final deste ano. As aeronaves L-159 são operadas pelas forças aéreas tcheca e iraquiana, pela empresa americana Draken International e, no passado, foram alugadas pela Força Aérea Húngara para treinamento de pilotos.

Estas novas aeronaves de assento duplo T2 têm uma fuselagem central e dianteira recém-construída e apresentam várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de cockpit e sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG. Cada cockpit é equipado com duas telas multifuncionais e um assento de ejeção VS-20 atualizado. A aeronave também pode oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar GRIFO, já em uso na versão de um único assento, a…

Por que edição norte-americana prevê futuro pouco animador para caça russo Su-57?

A renúncia do Ministério da Defesa da Rússia à produção em série do caça multifuncional russo de quinta geração Su-57 pode ser explicada pelos problemas com seus motores da primeira etapa AL-41F1, escreve o portal The Drive.


Sputnik

A edição norte-americana nota que o avião "não está pronto para produção em série por causa de problemas com o motor que podem perdurar por anos". "Os russos, parece, afinal perceberam que o motor AL-41F1 simplesmente não é bastante eficaz para o Su-57", nota o portal.

Caça da quinta geração Su-57
Sukhoi Su-57 © Sputnik / Aleksei Kudenko

Conforme o The Drive, o lançamento oportuno da produção em série dos motores de segunda etapa (Izdelie 30), que visam substituir o AL-41F1, vai falhar, por que há alguns problemas ligados ao "controle de qualidade geral" na companhia desenvolvedora das unidades propulsoras ODK Saturn.

Separadamente, o portal ressalta que há algumas dificuldades financeiras relacionadas com o programa do Su-57 causados pela desistência da Índia de cooperar com a Rússia na criação conjunta do caça de quinta geração. Por isso, ele prevê um crescimento dos custos de produção em meio a uma demanda baixa do avião.

No entanto, a edição norte-americana admite que o desenvolvedor do caça, a empresa Sukhoi, está enfrentando as dificuldades típicas para estes projetos, que existem também nos EUA. O adiamento futuro do lançamento da produção em série do caça vai levar à desatualização do avião e à necessidade de elaborar modelos de sexta geração. Neste respeito, o The Drive opina que o caça perspectivo pode se tornar uma plataforma para testar tecnologias experimentais.

Em julho de 2018, o vice-premiê do governo russo, Yuri Borisov, declarou que por o "Su-35 ser considerado um dos melhores aviões do mundo", "não faz sentido acelerar os trabalhos de produção em massa do avião de quinta geração". Além disso, os trabalhos de testes e construção do Su-57 devem ser finalizados até 2019. Também para o mesmo período está planejado o início do fornecimento dos aviões para o exército e a primeira remessa poderia consistir de 12 aparelhos.

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