Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

'Povo agressivo': Trump diz que Montenegro poderá envolver OTAN na 3ª Guerra Mundial

Em entrevista ao canal Fox News, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o novo membro da OTAN, Montenegro, pode envolver a Aliança em uma 3ª Guerra Mundial.


Sputnik

O líder norte-americano participou na semana passada da cúpula da OTAN em Bruxelas e voltou com novas perguntas sobre possíveis perigos ligados ao compromisso dos aliados de investir na defesa mútua.

Presidente dos EUA Donald Trump durante a cúpula da OTAN em Bruxelas.
Donald Trump © Sputnik / Aleksei Vitvitsky

Após voltar do encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, Trump falou com a Fox News e recebeu um pergunta hipotética sobre por que militares norte-americanos devem ir para Montenegro, que se juntou à OTAN no ano passado, para defendê-lo caso seja atacado.

O mandatário estadunidense disse já ter feito a mesma pergunta e apontou que apesar de ser um país pequeno, Montenegro tem um povo "muito agressivo".

"Montenegro é um país pequeno com pessoas muito fortes […] São pessoas muito fortes. São pessoas muito agressivas. Elas podem ficar agressivas e, parabéns, você está na Terceira Guerra Mundial", afirmou Trump.

Além disso, Trump duvidou da necessidade de defesa comum dos países-membros da OTAN, prevista pelo Artigo 5 do Tratado.

Segundo ele, as tropas americanas não deveriam proteger Montenegro porque seria injusto, pois "eles não estavam pagando". Ao mesmo tempo, Trump admitiu que, segundo o Tratado, os Estados Unidos deverá defender Montenegro em caso de um conflito.

Montenegro aderiu oficialmente à Aliança em junho de 2017. A maioria da população da ex-república iugoslava esteve contra a adesão à OTAN e no país foram realizados protestos.

Comentários

Postagens mais visitadas