Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Águas 'quentes' da Síria: fragata russa persegue submarino nuclear dos EUA

Durante sua última missão no mar Mediterrâneo em abril passado, a fragata Admiral Essen da Marinha russa conseguiu detectar e perseguir um submarino nuclear dos EUA perto da costa síria. Essa informação foi só agora tornada pública.
Sputnik

A fragata Admiral Essen, pertencente à Frota do Mar Negro, perseguiu o submarino estadunidense da classe Ohio durante mais de duas horas, comunica o jornal russo Izvestiya, citando o Estado-Maior da Marinha russa.

A tripulação do navio russo registrou os parâmetros principais do submarino para, em seguida, os adicionar ao retrato acústico do submersível.

A fragata havia partido para o mar Mediterrâneo em março e regressou à base de Sevastopol no fim de junho. Encontrava-se na zona costeira síria quando os EUA, o Reino Unido e a França atacaram a Síria com mísseis.

Além disso, no decurso da missão, a sua tripulação realizou uma série de manobras táticas. Em particular, treinou ataques contra alvos marítimos e aéreos, combate em grupo e isolado, bem como…

Saab divulga avanços do Gripen no Farnborough Airshow

No Farnborough International Airshow de 2018, a Saab falou sobre como o progresso que está sendo feito nas aeronaves de teste do Gripen E está aproveitando a flexibilidade inigualável do design da aeronave.


Poder Aéreo

O chefe de área de negócios Aeronautics da Saab, Jonas Hjelm, explicou como as duas próximas aeronaves Gripen E para o programa de ensaios em voo estão se beneficiando das principais decisões tomadas em relação ao design.

Simulador do Gripen E com WAD no Farnborough Airshow
Simulador do Gripen E com WAD no Farnborough Airshow

“As ameaças de hoje não são iguais às ameaças de amanhã, e os caças modernos poderiam ser vistos como uma rede de supercomputadores voadores que buscam superar o desempenho de seus oponentes. Por isso, projetamos a arquitetura inteligente do Gripen para garantir que possamos incluir os mais recentes e avançados computadores e outros hardwares com rapidez e simplicidade, algo incomparável nessa indústria. Temos a dupla vantagem de o Gripen ser tanto a aeronave mais nova quanto a mais capaz de evoluir de forma simples à medida que o poder de processamento avança. O piloto que estiver no comando do Gripen E terá, portanto, uma vantagem inegável”, explica Hjelm.

As duas aeronaves (conhecidas como 39-9 e 39-10) se beneficiaram com computadores novos e atualizados que foram rapidamente adicionados a elas, melhorando ainda mais a capacidade da primeira aeronave, 39-8. Um fator sensível era que isso pudesse ser feito sem afetar os sistemas críticos de voo e, portanto, ser concluído em dias e semanas, não em meses e anos, como é comum nos caças. Isso significa que o Gripen E poderá estar na vanguarda do combate aéreo por décadas, à medida que novos recursos ou tecnologias exijam cada vez mais poder de processamento.

Jonas Hjelm também revelou que durante o mês de julho, o Gripen E realizou seu primeiro voo equipado com um míssil ar-ar IRIS-T em cada ponta da asa, além de quatro pilones sob as asas e o pilone central na fuselagem.

O voo incluiu várias manobras de ensaio em velocidade supersônica. Ele aconteceu sobre o Mar Báltico e abre caminho para futuros testes envolvendo transporte e lançamento de mísseis, tanques externos (drop tanks) e outras cargas externas.

O Gripen E é um programa global e tem tido progressos com o design do Gripen F, a versão de dois assentos do caça. Ele está sendo projetado no Brasil, em parceria com a Embraer, e pode ser usado para treinamento, treinamento de prontidão para o combate, missões de combate e Guerra Eletrônica, configuração de Comandante de Missão e Oficial do Sistema de Armas no assento traseiro.

Outros destaques foram as novas entregas em torno do hardware principal, como o Wide Area Display (WAD), que está sendo desenvolvido pela empresa brasileira AEL. O Gripen E está sendo desenvolvido para a Força Aérea Sueca, e a Força Aérea Brasileira receberá tanto o Gripen E quanto o F.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas