Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Vídeo mostra momento do encontro do submarino argentino Ara San Juan

Profissionais que operavam um dos veículos submarinos foram os primeiros a ver em tela as imagens da embarcação, que estava desaparecida desde 15 de novembro do ano passado. Submarino foi localizado a 907 metros de profundidade.
Por G1

Um vídeo divulgado neste domingo (18) mostra as primeiras imagens do submarino Ara San Juan, no momento em que profissionais da empresa Ocean Infinity o localizaram. O encontro foi anunciado pela Marinha da Argentina na madrugada de sábado.


No vídeo é possível ver quando a equipe que opera um dos veículos que fazia as buscas vê a embarcação pela primeira vez em uma região de cânions (espécie de rios submarinos), a 907 metros de profundidade, e a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia.

O Ara San Juan desapareceu em 15 de novembro de 2017, com 44 pessoas a bordo, e sofreu uma "implosão" no fundo das águas do Oceano Atlântico.

Segundo Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, a proa, a popa e a vela se desprenderam do submarino e estão localizadas em uma á…

Será que caça chinês J-15 pode ser descartado? Especialista russo responde

O diário South China Morning Post comunicou que a China está elaborando uma nova geração de caças ambarcados para substituir o avião J-15.


Sputnik

A informação, com referência ao vice-comandante da Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (EPL), tenente-general Zhang Honghe, foi acompanhada por comentários sobre imperfeição técnica deste avião e necessidade da sua substituição mais rápida.

Avião de combate chinês J-15 (foto de arquivo)
Shenyang J-15 chinês © AP Photo / Xinhua, Zha Chunming

A edição norte-americana The National Interest tirou a mesma conclusão, com base nestes dados, sobre falhas incorrigíveis do avião e o desejo dos chineses de o substituir.

Em entrevista à Sputnik China, o especialista militar russo, Vasily Kashin, expressou a sua opinião sobre até que ponto estas afirmações são corretas.

"Parece que essas conclusões são prematuras. É mais provável que o J-15 continue constituindo a base da aviação embarcada da Marinha do EPL por muitos anos e até décadas por vir. O avião será aperfeiçoado e os seus problemas atuais serão gradualmente corrigidos", destacou.

Para ele, a elaboração da nova geração de aviões embarcados na China não significa que haja problemas com a modificação existente. O desenvolvimento é o princípio do funcionamento da indústria militar chinesa.

Por exemplo, sabe-se que os trabalhos sobre o caça de sexta geração se iniciaram na Corporação da Indústria de Aviação de Shenyang ainda antes da produção em série do caça atual de quinta geração J-20 da Força Aérea chinesa. Ainda antes apareceram dados incompletos de que como possível futuro caça embarcado está sendo considerada a modificação naval do jato prospectivo J-31 (FC-31).

O problema é que mesmo a modificação básica do avião FC-31 ainda está sendo testada. O segundo protótipo deste avião começou seus voos de teste só nos finais de 2016. Até o fim dos testes da modificação terrestre do avião será necessária mais uma série de protótipos.

Até o final dos testes da versão terrestre do avião, chegará a hora de preparar os testes de voo da modificação naval da aeronave sobre a qual já estariam trabalhando os engenheiros. A próxima etapa será a produção em série do aparelho, o que no mínimo vai acontecer na segunda metade da próxima década. Até esse momento, os chineses vão ter que se contentar com o J-15.

Kashin ressalta que problemas pequenos não devem surpreender, por que na época a China decidiu poupar um pouco. Em vez de comprarem à Rússia caças Su-33 e a licença para sua produção, os chineses compraram a preço baixo à Ucrânia um protótipo do Su-33 usado para testes sob o nome T-10K-7. Ao receber este avião, os engenheiros chineses começaram a criar a sua cópia melhorada.

Consecutivamente, o muito trabalho que se realizou na Rússia para aperfeiçoar e estudar o avião e elaborar as abordagens corretas para sua exploração não lhes foi útil. Como consequência, os trabalhos de projeto do J-15 se arrastaram um pouco, levaram a maiores despesas e os primeiros aviões não eram tão seguros.

No entanto, a modificação básica do J-15 serve bem como caça naval pesado. Tem o alcance grande desta classe e armas potentes. A sua grande vantagem do ponto de vista de exploração também é que a sua estrutura é parecida e muito unificada com os aviões costeiros J-11B/BS, J-16 e Su-30 da Marinha e Força Aérea do EPL.

"Depois de gastarem tempo e dinheiro adicional, os chineses, pelo visto, vão superar as dificuldades existentes e receber à sua disposição um avião embarcado seguro e potente", concluiu Kashin.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas