Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Primeiro voo do Aero L-159T2

A Aero Vodochody realizou o primeiro voo do treinador a jato L-159T2 de dois lugares em 1º de agosto. O voo de 30 minutos foi conduzido pelos pilotos de testes da empresa Vladimír Kvarda e David Jahoda.
Poder Aéreo

A Força Aérea Tcheca encomendou três exemplares em 2016, que devem ser entregues até o final deste ano. As aeronaves L-159 são operadas pelas forças aéreas tcheca e iraquiana, pela empresa americana Draken International e, no passado, foram alugadas pela Força Aérea Húngara para treinamento de pilotos.

Estas novas aeronaves de assento duplo T2 têm uma fuselagem central e dianteira recém-construída e apresentam várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de cockpit e sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG. Cada cockpit é equipado com duas telas multifuncionais e um assento de ejeção VS-20 atualizado. A aeronave também pode oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar GRIFO, já em uso na versão de um único assento, a…

Avião militar de 1939 cai nos Alpes Suíços e deixa mortos

Trimotor Junkers JU52 HB-HOT, construído na Alemanha, bateu no pico Piz Segnas, nos Alpes, no sábado. Vinte passageiros morreram.


France Presse

O avião militar suíço de coleção que sofreu um acidente no sábado (4) nos Alpes suíços deixou 20 passageiros mortos, segundo informou a polícia do cantão de Grisons neste domingo (5).

Vista geral mostra o local do acidente de um avião Junkers Ju-52, nos Alpes suíços, neste domingo (5)  (Foto: Arnd Wiegmann/ Reuters)
Vista geral mostra o local do acidente de um avião Junkers Ju-52, nos Alpes suíços, neste domingo (5) (Foto: Arnd Wiegmann/ Reuters)

O avião, um trimotor Junkers JU52 HB-HOT, construído em 1939 na Alemanha, pertencia à empresa JU-Air, criada em 1982 por um grupo de amigos da Força Aérea.

No momento do acidente, o avião tinha todos os assentos ocupados: 17 para passageiros e três para membros da tripulação. A bordo viajavam 11 homens e nove mulheres, incluindo um casal austríaco e seu filho, informou a polícia.

A aeronave bateu contra a face oeste do pico Piz Segnas, nos Alpes, a uma altura de 2.540 metros, no cantão suíço de Grisons, no leste do país.

Este tipo de avião não tem caixa-preta. A investigação terá como base os depoimentos de testemunhas e a análise dos destroços.

Buscas

Cinco helicópteros participam nas operações de busca desde sábado."Não há mais esperança de encontrar alguém com vida", declarou Andreas Tobler, chefe da polícia de Grisons.

Resultado de imagem para Junkers JU52 HB-HOT
Junkers Ju-52 HB-HOT | Reprodução

Kurt Waldmeier, presidente da empresa JU-Air, afirmou aos jornalistas que o avião não tinha nenhum problema técnico e que em julho passou por uma inspeção de manutenção.

De acordo com a imprensa suíça, os passageiros retornavam de uma viagem turístico a Locarno, sul do país. O pouso estava previsto para 17h de sábado (12h de Brasília) no aeroporto militar de Dubendorf, perto de Zurique.

O jornal “20 Minutes” cita uma testemunha que estava em um refúgio da montanha no momento do acidente. "O avião deu um giro de 180 graus para o sul e caiu como uma pedra no chão", disse a testemunha.

De acordo com a mesma fonte, os destroços estão em uma área muito reduzida, o que descartaria a hipótese de explosão.

Em seu site, a empresa JU-Air informa que tem quatro aeronaves Junker de 1939 e que transportou mais de 14.000 passageiros em 2014 em voos charter ou em batismos aéreos. Seus pilotos são ex-militares e pilotos profissionais, todos voluntários.

A empresa cita apenas um acidente, em 1987, em um aeroporto da Alemanha e que não teria deixado vítimas.

O Junkers JU52 era um avião de transporte fabricado pela empresa alemã Junkers de 1930 até os anos 1950. Foi utilizado por várias companhias aéreas, assim como pela aviação militar, para o transporte ou bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas