Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Área militar do governo brasileiro demonstra desconforto com suspensão de investigação do caso Queiroz

Integrantes da área militar do governo demostraram desconforto com o pedido de suspensão da investigação para apurar movimentações financeiras de Fabricio Queiroz consideradas "atípicas" pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Por Gerson Camarotti | G1

A avaliação de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro é que essa decisão tomada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), só faz prolongar o desgaste provocado pelo caso.

O ministro Luiz Fux atendeu pedido do deputado estadual e senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), de quem Queiroz foi assessor. O Coaf apontou movimentação de R$ 1,2 milhão em uma conta bancária de Queiroz durante um ano sem que houvesse esclarecimento.

Para esses auxiliares, foi uma surpresa a solicitação feita por Flávio Bolsonaro para suspender as investigações.

“Ainda não há uma explicação convincente. Enquanto isso não acontecer, o desgaste desse caso vai continuar. Já está demorando demais”, comentou ao blog um auxilia…

China lançou ao mar 50 corvetas em 6 anos

A China ultrapassou a marca de 50 cascos na água em agosto, da corveta Type 056 de 1.500 toneladas.


Poder Naval

No início foram encomendados 42 navios e agora já são 64 unidades planejadas. A corveta, feita sob medida para a China, é um navio que tenta conciliar as necessidades operacionais para proteger suas costas e defender seus interesses marítimos, a um baixo custo operacional.

Type 056
Type 056

Em um ritmo constante, foram lançados mais de 8 cascos por ano em média, por quatro estaleiros chineses que participaram no programa, desde que o navio líder foi lançado em 23 de maio de 2012.

Admitindo que os estaleiros navais chineses mantenham o mesmo ritmo, o total encomendado de Type 056 deve terminar no final de 2019.

O preço unitário de cada navio é estimado entre 85 e 90 milhões de euros, dependendo da versão.

As Type 056 deslocam 1.500 toneladas carregadas, têm um comprimento de 90m e boca de 11m. São propulsadas por dois motores diesel SEMT Pielstick PA6-STC e podem atingir uma velocidade máxima de 25 nós, com um alcance de 6.482 km (3.500 milhas náuticas) a 16 nós. A autonomia é de 15 dias e servem basicamente para missões de patrulha dentro do limite de 200 milhas do mar territorial.

São equipados com um lançador de mísseis antiaéreos de oito células FL-3000N de curto alcance, quatro lançadores de mísseis superfície-superfície YJ-83, um canhão de 76 mm AK-176 como arma principal, e dois canhões de 30mm.

Desde 1º de janeiro de 2018, a indústria naval chinesa já lançou nada menos que 19 novos navios de superfície para a Marinha Chinesa, 3 a mais do que no ano passado.

Estes 19 navios deste ano representam apenas cerca de 57% em termos do deslocamento dos 16 navios lançados em 2017, porque entre os navios estavam um porta-aviões, um navio-tanque de mais de 40.000 toneladas e um navio de desembarque de mais de 20.000 toneladas, enquanto este ano, além dos 3 destróieres Type 055 de 12.000 toneladas, o outros são navios de tamanho menor, como as 8 Type 056.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas