Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

China testa 1º porta-aviões fabricado no país

A China testou com sucesso o primeiro porta-aviões fabricado em território chinês, mantendo a agenda de produção e de testes, afirmou nesta quinta-feira (30) o porta-voz do Ministério Nacional da Defesa, Wu Qian.


Sputnik

A China tem dois porta-aviões no país, mas o primeiro deles é ucraniano e foi reformado.

O primeiro porta-aviões de construção nacional da China durante cerimônia de lançamento em Dalian, província de Liaoning, China, 26 de abril de 2017
Primeiro porta-aviões chinês construído no país © REUTERS / Stringer

"No momento, a produção do segundo porta-aviões chinês está progredindo de acordo com a agenda e os testes no mar foram realizados de forma segura e bem-sucedida, os objetivos foram atingidos", disse o porta-voz.

Segundo divulgado pela mídia, o Type 001A saiu do porto de Dalian no domingo (26). Seu segundo teste no mar deverá ser realizado com foco em questões levantadas durante a primeira série de testes, realizados em maio.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas