Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

China testa 1º porta-aviões fabricado no país

A China testou com sucesso o primeiro porta-aviões fabricado em território chinês, mantendo a agenda de produção e de testes, afirmou nesta quinta-feira (30) o porta-voz do Ministério Nacional da Defesa, Wu Qian.


Sputnik

A China tem dois porta-aviões no país, mas o primeiro deles é ucraniano e foi reformado.

O primeiro porta-aviões de construção nacional da China durante cerimônia de lançamento em Dalian, província de Liaoning, China, 26 de abril de 2017
Primeiro porta-aviões chinês construído no país © REUTERS / Stringer

"No momento, a produção do segundo porta-aviões chinês está progredindo de acordo com a agenda e os testes no mar foram realizados de forma segura e bem-sucedida, os objetivos foram atingidos", disse o porta-voz.

Segundo divulgado pela mídia, o Type 001A saiu do porto de Dalian no domingo (26). Seu segundo teste no mar deverá ser realizado com foco em questões levantadas durante a primeira série de testes, realizados em maio.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas