Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Expansão da OTAN na Europa é uma 'relíquia da Guerra Fria', diz Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em entrevista à imprensa sérvia publicada nesta quarta-feira (horário local) que a Rússia não quer uma nova corrida armamentista.
Sputnik

"Não vamos fechar os olhos ao desdobramento de mísseis de cruzeiro dos EUA [na Europa] e sua ameaça direta à nossa segurança. Teremos que tomar medidas eficazes de retaliação. Mas como país responsável e sensato, a Rússia não está interessada em uma nova corrida armamentista", afirmou.


Segundo o presidente russo, Moscou enviou em dezembro a Washington algumas propostas sobre a manutenção do Tratado INF. Além disso, Putin destacou que a Rússia está pronta para um diálogo sério com os Estados Unidos sobre toda a agenda estratégica.

No entanto, os Estados Unidos parecem ter uma política de "desmantelamento" em relação ao controle global de armas, acrescentou o presidente russo.

Durante a entrevista aos meios de comunicação sérvios, Putin também instou os parceiros ocidentais a estabelecer um …

Fim do 'Castigador': Pentágono desiste de desenvolver lança-granadas 'inteligente'

O Exército dos EUA parou oficialmente o desenvolvimento de seu lança-granadas XM25 Punisher (Castigador, em português).


Sputnik

Antes se previa que o sistema lança-granadas "inteligente" seria uma arma avançada para a infantaria. Mas devido ao atraso nos prazos de desenvolvimento, aumento de seu orçamento e fracassos em testes, o projeto não foi terminado.

Resultado de imagem para XM25 Punisher
Lança-granadas XM25 Punisher

A desistência do programa permitirá ao Pentágono economizar US$ 2,3 bilhões (R$ 8,9 bilhões), destaca o portal Stars and Stripes.

O XM25 é um hibrido computorizado com calibre de 25 milímetros de um fuzil de assalto com um lança-granadas. A particularidade principal dessa arma é sua capacidade de calcular o tempo e a distância da explosão, que são programados com antecedência. Tal tecnologia permitiria eliminar um adversário protegido em um abrigo.

Essa arma foi testada no Afeganistão de 2010 a 2013. No entanto, o sistema não impressionou os militares estadunidenses: em sua opinião, os XM25 são extremamente pesados, pois são equipados com 36 granadas. Ademais, algumas pessoas ficaram feridas durante treinamentos por falhas no armamento.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas