Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Japão e Coreia do Norte realizam negociações secretas no Vietnã, não avisando EUA

Altos funcionários do Japão e da Coreia do Norte realizaram em julho negociações secretas no Vietnã, não tendo avisado os EUA, comunicou The Washington Post, citando suas fontes.


Sputnik

À reunião assistiram o principal responsável da inteligência japonesa, Shigeru Kitamura, e o alto funcionário norte-coreano responsável pela reunificação, Kim Song Hye, anunciou na terça-feira (28) o jornal The Washington Post.

A bandeira japonesa
Bandeira do Japão © Sputnik / Natalia Seliverstova

Altos funcionários dos EUA teriam expressado seu descontentamento por não terem sido informados sobre as conversações.

Responsáveis oficiais japoneses disseram ao jornal The Washington Post que a reunião teria ocorrido porque Tóquio não podia depender dos EUA na questão do regresso dos japoneses sequestrados na Coreia do Norte.

A situação na península da Coreia tem melhorando significativamente nos últimos meses depois de o líder norte-coreano Kim Jong-un ter assistido a várias rondas de conversações com o presidente sul-coreano Moon Jae-in e do encontro com o presidente norte-americano Donald Trump em Singapura.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas