Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Retaliação: Turquia anuncia aumento de impostos sobre importações dos EUA

A Turquia elevou drasticamente os impostos sobre vários tipos de importações dos EUA, incluindo tabaco e álcool, de acordo com o decreto do presidente Recep Tayyip Erdogan, segundo publicou nesta quarta-feira (15) o jornal Resmi Gazete.


Sputnik

As taxas sobre as importações de tabaco serão 60% mais altas, os impostos sobre álcool subirão em 140%, e os impostos sobre automóveis, 120%. Além disso, o país também anunciou aumento de taxas sobre produtos cosméticos em 60% e sobre o arroz em 50%. O decreto também sobe as taxas sobre importações de frutas em 20%.

Turkey's President Recep Tayyip Erdogan, left, and US President Donald Trump shake hands prior to their meeting in New York, Thursday, Sept. 21, 2017. Erdogan is in New York for the United Nations General Assembly.
Recep Tayyip Erdogan e Donald Trump © AP Photo

Os impostos foram aumentados em vários outros tipos de mercadorias dos EUA.

Na sexta-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a autorização para o aumento dos impostos sobre as importações de aço e alumínio da Turquia.

O anúncio disparou uma crise cambial sobre a administração de Ancara, que viu o preço do dólar disparar diante da Lira turca.

Políticos dos EUA alertaram para o perigo da deterioração das relações entre os países. Segundo eles, isso colocaria em risco a estabilidade da OTAN, cujos dois maiores exércitos são os dos EUA e da Turquia.

O governo turco também apontou que essa situação poderia fazer com que Ancara buscasse novos aliados.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas