Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Sistemas de defesa aérea da Rússia já destruíram 16 drones na base de Hmeymim só em agosto

Desde o início de agosto, os sistemas de defesa antiaérea russos instalados na base de Hmeymim, na Síria, já derrubaram um total de 16 veículos aéreos não tripulados lançados por militantes terroristas.


Sputnik

"Um total de 16 veículos aéreos não tripulados, lançados do território controlado por grupos armados ilegais na zona de desescalada de Idlib, foram destruídos desde o início de agosto", afirmou nesta terça-feira o major-general Aleksei Tsygankov, chefe do Centro Russo de Reconciliação na Síria. 

Base militar russa de Hmeymim, Síria
Pantsir na base militar Hmeymim, Síria © Sputnik / Dmitri Vinogradov

A Síria se encontra mergulhada em uma profunda guerra civil desde 2011, com as forças leais ao presidente Bashar Assad tendo que combater diversos grupos armados de oposição, incluindo organizações terroristas como o Daesh e a Frente al-Nusra. Ao longo dos últimos anos, a Rússia tem sido um dos atores mais importantes na luta contra os terroristas que atuam no país, ajudando Damasco a retomar o controle de vastas áreas que antes se encontravam em poder dos militantes.

Na última semana, o Centro de Recepção, Alocação e Acomodação de Refugiados da Defesa russa informou que mais de 1,7 milhão de cidadãos sírios que haviam deixado o país por conta da guerra já teriam manifestado o desejo de retornar para suas casas.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas