Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Você quer tecnologia adicional? Tanque sírio é flagrado usando painel solar

Foi publicada recentemente a imagem de um tanque T-72 do Exército sírio com um painel solar bem grandinho na parte dianteira da torre.


Sputnik

O analista militar Andrei Tarasenko publicou a imagem em seu blog com a seguinte mensagem: "Aprenda, Elon Musk." Nessa conexão, alguns internautas escreveram vários comentários sarcásticos e houve até quem dissesse que seria "capaz de recarregar celulares".


Entretanto, Anton Valaguin, colunista do jornal Russkoe Oruzhie explicou que, de fato, o painel solar poderia fornecer energia para o equipamento do tanque eletrônico, incluindo sistemas de rádio e de observação enquanto o blindado estivesse estacionado.

A ausência de uma unidade auxiliar de potência é um problema conhecido de tanques soviéticos, visto que a necessidade de ligar o motor para pôr o equipamento eletrônico em funcionamento resulta em certas desvantagens, indica Valugin.

"É muito complicado e caro ligar o motor sempre que você quiser falar por rádio ou ainda analisar um objeto suspeito a uma longa distância. Além disso, quando o motor está ligado, a posição do tanque é revelada", explicou o colunista.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas